Conmebol divulga vídeos e diálogos do VAR nos jogos da dupla Gre-Nal na Libertadores
capa

Conmebol divulga vídeos e diálogos do VAR nos jogos da dupla Gre-Nal na Libertadores

Decisão de Néstor Pitana no duelo entre Grêmio e Palmeiras foi considerada correta pela equipe da cabine

Por
Correio do Povo

Grêmio eliminou o Palmeiras dentro do Pacaembu

publicidade

Desde a implantação definitiva do VAR no futebol sul-americano alguns dirigentes têm solicitado a divulgação dos diálogos entre a arbitragem de campo e a comissão responsável por analisar os lances. O pedido é por mais transparência. Neste sábado, a Conmebol divulgou vídeos das decisões de todos os jogos de volta disputados pelas quartas de final. Na leva estão incluídos os da dupla Gre-Nal, em que o Tricolor encarou o Palmeiras e o Inter, o Flamengo. 

No caso de Grêmio e Palmeiras, o vídeo em questão mostra o momento em que uma suposta mão indicaria pênalti para o clube paulista. A jogada envolve o volante Rômulo e o zagueiro Gómez e ocorreu já no final da partida, quando a equipe gaúcha vencia por 2 a 1. 

A equipe do VAR chama a atenção de Néstor Pitana, árbitro do jogo, e alerta por um possível toque de mão. Após a observação da jogada em diversos ângulos, a equipe do VAR sugere ao juiz que assista ao lance. Pitana segue a orientação e, depois de ver a repetição, fala que não viu mão alguma de Rômulo. A decisão do árbitro argentino é saudada pelos colegas, que a classificam como correta.  

No jogo do Inter contra o Flamengo, o lance apontado e analisado pelo VAR é o do gol de Lindoso, o tento que deu a vantagem, até então parcial, ao Colorado. Após o cruzamento de D'Alessandro, Lindoso cabeceia e faz 1 a 0. A equipe da cabine, no entanto, demora em confirmar o gol porque Patrick participa da jogada. Após a análise, o árbitro decide validar o gol porque entendeu que o camisa 5 não interfere na jogada.