Copa América em Porto Alegre terá patrulha fluvial no Guaíba e bases policiais na Arena
capa

Copa América em Porto Alegre terá patrulha fluvial no Guaíba e bases policiais na Arena

Medidas serão implementadas para dar maior segurança aos torcedores que acompanharão jogos na Capital

Por
Correio do Povo e Rádio Guaíba

Arena do Grêmio irá receber cinco jogos da Copa América

publicidade

O governo do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Porto Alegre detalharam nesta quarta-feira as ações de monitoramento e segurança que serão realizadas durante a realização da Copa América no município. A Arena do Grêmio, estádio designado pela Conmebol e CBF para a competição, receberá cinco jogos. Em evento realizado no prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) na manhã desta quarta-feira, dirigentes explicaram o projeto de segurança para as partidas na Capital. Entre eles, a presença de uma patrulha fluvial que irá atuar no Guaíba nos dias das partidas e a tecnologia de reconhecimento facial que será utilizada para identificar procurados pela Justiça. Os preparativos para os jogos envolverão mais de 800 servidores estaduais e municipais que vão atuar nas áreas de mobilidade, saúde, hotelaria e segurança.

Uma atração que promete reunir muitas pessoas é a Arena nº 1, estrutura montada no anfiteatro Pôr-do-Sol que funcionará durante os jogos do Brasil, com entrada gratuita. A Brigada Militar reforçará o policiamento ostensivo nos locais dos jogos e em eventos relacionados a competição. Como pontos turísticos ou de festas, em locais de hospedagem de torcedores e turistas, nos hotéis das seleções participantes e em pontos de saída de transportes públicos.

A Brigada Militar estará também nos centros de treinamento do Grêmio, Inter e no Sesc Protásio Alves que serão utilizados pelos participantes. Além disso, haverá escolta de todas as chegadas e saídas das delegações, apoio de duas aeronaves, policiamento montado e com cães. 

A Polícia Civil terá uma Delegacia Móvel, próxima à Arena do Grêmio, em dias de jogos e outros pontos da cidade durante o evento. A 1ª, 2ª, 9ª, 12ª e 20ª delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPAs) e Delegacia para o Turista (Dptur) terão reforço policial para atendimento nos plantões. Duas operações serão realizadas. A ”Contenção” vai atuar na repressão qualificada em zonas conflagradas na busca de foragidos, homicidas e identificação de suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas. A ”Integrada” com foco na fiscalização do trânsito, divisão de crimes de trânsito e apoio operacional das delegacias de homicídio.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai contar com o reforço de 240 policiais convocados para a operação, 50 motocicletas, 64 viaturas, um grupamento com cães e um helicóptero.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai atuar para manter a fluidez do trânsito entre aeroportos, hotéis, pontos turísticos, centro de treinamentos e estádio. Além disso, haverá agentes em pontos estratégicos e para orientar o fluxo. Serão implementadas duas linhas novas de ônibus que levarão até o estádio. São elas: LCA1 Shopping Iguatemi e LCA2 Shopping Praia de Belas. As linhas Especial Futebol e T2, com itinerário estendido, seguem operando normalmente para as partidas. O trânsito no entorno da Arena sofrerá alterações nos dias de jogos, com orientação antecipada da EPTC.

A rede hotelaria de Porto Alegre, que conta com 8,5 mil unidades habitacionais, está 85% ocupada. Já os hostels da Capital estão 100% tomados. No evento, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, revelou que a expectativa é que haverá um grande público nos jogos da Argentina e do Uruguai na cidade.

Jogos da Copa América na Arena 

15/06 – Arena do Grêmio – 1ª fase - 16h – Venezuela x Peru

20/06 – Arena do Grêmio – 1ª fase – 16h - Uruguai x Japão

23/06 – Arena do Grêmio – 1ª fase - 16h – Catar x Argentina

27/06 – Arena do Grêmio – quartas - 21h30min – 1º do grupo A x melhor 3º B ou C

03/07 – Arena do Grêmio – semi – 21h30min – Venc. quartas 1 x Venc quartas 2

* Com informações da repórter Cláudio Isaías e Jéssica Moraes