Conheça os adversários do Brasil na Copa: campanha, time-base e destaques

Conheça os adversários do Brasil na Copa: campanha, time-base e destaques

Sorteio foi realizado nesta sexta, em Doha, no Catar

Correio do Povo

Camarões chega a sua oitava Copa do Mundo

publicidade

Em sorteio realizado nesta sexta-feira (1), em Doha, no Catar, o Brasil conheceu os primeiros adversários na Copa do Mundo 2022. Numa “reprise” do que foi na última Copa, Suiça e Sérvia mais uma vez apareceram ao lado da Seleção Brasileira na primeira fase. Para fechar o Grupo G, a tradicional seleção de Camarões.

SUÍÇA

Para se classificar pela 12ª vez à Copa do Mundo, a Suiça foi líder do Grupo C das Eliminatórias Europeias, onde também estavam Itália, Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia. Com 18 pontos em oito partidas (cinco vitórias e três empates), os comandados de Murat Yakin deixaram para trás a Azzurra, atual campeã europeia. A classificação para a quinta Copa consecutiva aconteceu na última rodada após golear a Bulgária por 4 a 0, em casa.

A equipe base comandada pelo técnico Murat Yakin tem: Sommer; Mbabu, Schär, Akanji e Widmer; Zakaria, Freuler, Okafor, Shaqiri e Vargas; Gavranović.

O principal destaque da seleção suíça segue sendo o meia Xherdan Shaqiri, 30 anos, que atua no Chicago Fire-EUA Unidos. Com passagens por Bayern de Munique-ALE, Inter de Milão-ITA, Liverpool-ING e Lyon-FRA, Shaqiri se transferiu para a Major League Soccer (MLS) em fevereiro deste ano. Outro nome importante é Akanji, zagueiro do Borussia Dortmund-ALE.


Foto: FABRICE COFFRINI / AFP


SÉRVIA

A Sérvia conseguiu a classificação para a segunda Copa do Mundo seguida ao garantir a liderança do Grupo A das Eliminatórias Europeias, que também contava com Portugal, Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão. Sob o comando de Dragan Stojković, conquistou seis vitórias e dois empates, somando 20 pontos. A vaga no Catar foi carimbada com a vitória diante da favorita seleção portuguesa por 2 a 1, em Lisboa. 

O time base do treinador Dragan Stojković tem: Rajković; Milenković, Veljković e Pavlović; Zivkovic, Lukić, Milinković-Savić, Tadić e Kostić; Vlahović. 

O grande destaque da Sérvia é Dusan Vlahović, da Juventus-ITA. O atacante de 22 anos foi vendido pela Fiorentina à Velha Senhora por mais de R$ 450 milhões. Com a camisa da Viola, marcou 50 gols em três temporadas. Já pela Juve, ele marcou cinco gols em 11 partidas nesta temporada. Outros nomes, como Tadić, Kostić e Mitrović também podem ser citados.

Foto: Divulgação / Juventus

 

CAMARÕES

Diferente dos rivais europeus, Camarões sofreu bastante para conseguir a vaga na Copa do Mundo. Em confronto de mata-mata contra a Argélia, liderada pelo craque Mahrez, os comandados de Rigobert Song garantiram a classificação para o Catar no último minuto da prorrogação. Com gol de Ekambi no minuto 124 da partida, Camarões se classificou pela oitava vez para a principal competição de futebol do planeta.

A equipe base do técnico Rigobert Song tem: Onana; Fai, Castelleto, Ngadeu e Oyongo; Oum Gwet, Ondoua, Hongla e Ekambi; Choupo-Moting e Twamba.

O craque do time é o atacante Choupo-Moting, 33 anos, que atua no Bayern de Munique-ALE. Com passagens por Hamburgo-ALE, Schalke-ALE e Paris Saint-Germain-FRA, o jogador foi o responsável por marcar o gol de Camarões que levou a partida contra a Argélia para a prorrogação.


Foto: DANIEL BELOUMOU OLOMO / AFP 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895