O fenômeno Mbappé: a precocidade da estrela francesa em Copas do Mundo

O fenômeno Mbappé: a precocidade da estrela francesa em Copas do Mundo

Atacante poderá conquistar o seu segundo mundial com apenas 23 anos

Lucas Mello

Mbappé é o artilheiro da Copa do Mundo 2022

publicidade

Neste domingo, no estádio Lusail, Kylian Mbappé poderá conquistar o segundo título da Copa do Mundo com apenas 23 anos. O astro francês terá a chance de escrever mais uma vez o seu nome entre os maiores jogadores da história do futebol mundial. E tudo de forma precoce.

Tudo na carreira de Mbappé foi de maneira prematura. Aos 16 anos, em 2015, o atacante se tornou o atleta mais jovem a estrear no profissional do Monaco — quebrando a antiga marca de Thierry Henry, que durava desde 1994. No clube francês, despontou e logo chamou a atenção do Paris Saint-Germain, para onde se transferiu na metade de 2017 e está até hoje.

Em 2018, na primeira experiência em Copas do Mundo, o camisa 10 foi peça importante na conquista do bicampeonato mundial da França. Com 19 anos, Mbappé confirmou o status que carregava de nova estrela do futebol mundial. Durante a campanha, ele marcou quatro gols, sendo um deles na final contra a Croácia. Esse gol na decisão, inclusive, transformou o francês no atleta mais jovem a balançar as redes desde Pelé, em 1958 — o Rei do Futebol tinha apenas 17 anos na Copa da Suécia.

Quatro anos depois, Kylian Mbappé segue assombrando o mundo. Na campanha que leva a França a sua segunda final consecutiva, o camisa 10 é o artilheiro da Copa do Mundo no Catar, com cinco gols marcados, ao lado do argentino Lionel Messi. Na soma das duas competições disputadas, o atacante chegou a nove bolas na rede em 11 jogos, deixando um recado muito claro a todos: tem tudo para se tornar o maior artilheiro na história dos mundiais. A marca pertence ao alemão Miroslav Klose, que soma 16 gols.

Foto: Odd Andersen / AFP

Além da fase artilheira, Mbappé terá a chance de conquistar o seu segundo título mundial com apenas 23 anos. Mais uma marca precoce para a carreira do atacante. Caso esse feito se concretize contra os argentinos, o camisa 10 será o segundo atleta mais jovem a ter duas Copas do Mundo no currículo. Mais uma vez, ele vai ficar atrás de Pelé, que conquistou dois mundiais aos 21 anos.

Estamos diante de um dos grandes fenômenos do futebol mundial. Mbappé tem apenas 23 anos e já escreveu capítulos valiosos. Outros tantos deverão ser escritos ao longo de sua carreira que está apenas no início. Um jogador que ficará marcado na história do esporte.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895