Croata Modric conquista Bola de Ouro como melhor do ano
capa

Croata Modric conquista Bola de Ouro como melhor do ano

Jogador do Real Madrid quebrou hegemonia de 10 anos de Cristiano Ronaldo e Messi

Por
AFP

Jogador do Real Madrid quebrou hegemonia de 10 anos de Cristiano Ronaldo e Messi

publicidade

O croata Luka Modric conquistou a Bola de Ouro-2018, nesta segunda-feira, encerrando a hegemonia de 10 anos do português Cristiano Ronaldo e do argentino Lionel Messi no prestigioso prêmio de melhor jogador do ano, entregue pela revista France Football. O meia era o favorito para conquistar o troféu, depois de vencer o tricampeonato da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e liderar a Croácia ao inédito vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia.

CR7 e o francês Antoine Griezmann completaram o pódio, respectivamente na segunda e terceira colocações. O jovem francês Kylian Mbappé ficou na quarta posição, mas levou o prêmio Kopa de melhor jogador sub-21. Modric já tinha vencido o prêmio "The Best Fifa" e o de melhor jogador da temporada europeia, entregue pela Uefa. Agora o crota acrescenta a seu hall de troféus a prestigiosa Bola de Ouro, decidida pelo voto de 180 jornalistas internacionais.

"É uma sensação única, estou orgulhoso. Queria agradecer a todos que me permitiram estar aqui nesta noite. Quando você é uma criança sempre tem sonhos. Os meus eram jogar em um grande clube e ganhar grandes troféus. A Bola de Ouro era tudo o que eu podia sonhar quando era criança", disse Modric ao receber a premiação.

A condecoração do ano de Modric encerrou o domínio de Ronaldo e Messi nos últimos 10 anos, com cinco prêmios para cada. Foi a primeira vez desde 2007 que Messi ficou de fora do pódio da premiação, enquanto o craque brasileiro Neymar deixou o Top-10 pela primeira vez desde 2013. O atacante do Paris Saint-Germain ficou na 12ª colocação, após desempenho decepcionante na Copa do Mundo e por ter perdido boa parte da temporada com lesão no pé direito. O PSG caiu nas oitavas de final da Champions em atuação aquém do esperado.

Os brasileiros Roberto Firmino (Liverpool), Marcelo (Real Madrid) e Alisson Becker (Roma/Liverpool) ficaram respectivamente na 19ª, 22ª e 25ª colocações.

Nos outros prêmios da noite, a jogadora norueguesa Ada Hegerberg ganhou a primeira Bola de Ouro feminina na história do prestigioso troféu. A atacante de 23 anos do Lyon venceu a Liga dos Campeões feminina e a Liga francesa. A brasileira Marta, seis vezes vencedora do prêmio de melhor jogadora da Fifa, inclusive o da atual temporada, foi uma das concorrentes.

Já o inédito troféu Kopa de melhor jogador sub-21, eleito pelos 33 jogadores vencedores da Bola de Ouro que ainda estão vivos, comprovou o favoritismo de Mbappé. O atacante do PSG foi decisivo no título da Copa do Mundo da França, balançando as redes quatro vezes, um deles na final. "Estou muito feliz por este prêmio, é a recompensa a um ano com um pôquer (de títulos) a nível nacional, além do que venci com meus companheiros na seleção", declarou o jovem prodígio de 19 anos.

Classificação final da Bola de Ouro:

1. Luka Modric (Real Madrid/CRO)

2. Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Juventus Turim/POR)

3. Antoine Griezmann (Atlético Madrid/FRA)

4. Kylian Mbappé (Paris SG/FRA)

5. Lionel Messi (Barcelona/ARG)

6. Mohamed Salah (Liverpool/EGI)

7. Raphaël Varane (Real Madrid/FRA)

8. Eden Hazard (Chelsea/BEL)

9. Kevin De Bruyne (Manchester City/BEL)

10. Harry Kane (Tottenham/ING)