Decreto da prefeitura de Porto Alegre estipula liberação de treinos coletivos na terça
capa

Decreto da prefeitura de Porto Alegre estipula liberação de treinos coletivos na terça

Clubes trabalham para retorno do Gauchão na segunda quinzena de julho

Por
Correio do Povo

Treinos coletivos devem ser liberados a partir de terça-feira


publicidade

O decreto publicado em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, nesta sexta-feira, autoriza a volta dos treinos coletivos para os clubes a partir da próxima terça-feira. Assim, Grêmio, Inter e São José podem voltar a trabalhar para a retomada do Gauchão, na segunda quinzena de julho.

Conforme o decreto muniucipal 20.653 da prefeitura, os trabalhos coletivos ficam liberados desde que haja cumprimento de protocolos específicos. 

O prefeito Nelson Marchezan Jr. admitiu que não era a intenção da prefeitura liberar os treinamentos neste momento. No entanto, a imposição da agenda foi determinante para a definição.

Conforme Marchezan, os clubes estão conscientes da situação, dispostos a obedecer os protocolos para reduzir os riscos de contágio do coronavírus. “Sobre os jogos, vamos conversar na semana que vem, avaliando a demanda de leitos hospitalares em razão da Covid-19 e se é possível avançar”, ponderou.

Entre os protocolos de segurança a serem cumpridos, estão a entrada nas dependências do clube apenas com aferição da temperatura; limitação do número de atletas e uso das áreas comuns. Também fica proibido o compartilhamento de equipamentos.


Assim como ocorre no mundo todo, em ligas que já retomaram o futebol, não deve haver público nos treinamentos. As medidas se estendem para proibição de circulação de torcedores nas imediações dos clubes durante os dias de jogos.