Djokovic conquista Masters 1000 de Xangai e se aproxima do topo do ranking

Djokovic conquista Masters 1000 de Xangai e se aproxima do topo do ranking

Tenista sérvio derrotou o croata Borna Coric por 2 sets 0, parcias de 6/3 e 6/4

AFP

Djokovic conquista Masters 1000 de Xangai e se aproxima do topo do ranking

publicidade

O sérvio Novak Djokovic se aproximou do objetivo de alcançar o topo do ranking mundial ATP, neste domingo, depois de conquistar o Masters 1000 de Xangai ao derrotar o croata Borna Coric por 6/3 e 6/4 na final. Djokovic vai assumir a segunda colocação no ranking publicado a próxima segunda-feira, diminuindo a diferença para o líder espanhol Rafael Nadal.

O sérvio demonstrou poder de reação na temporada, depois de iniciar o ano lutando contra lesões e conquistar Wimbledon, US Open e Xangai na segunda metade do calendário. Nadal, com problemas no joelho desde o Grand Slam americano, não participou da turnê asiática e sua participação do restante da temporada ainda é incerta.

"Não poderia esperar um cenário melhor. Agora estou muito perto de Nadal na classificação e estou em boa posição para a última parte do ano", parabenizou-se Djokovic. Em caso de terminar o ano como número 1 do mundo, Djoko conquistaria o feito pela quinta ocasião em sua carreira, igualando-se a Jimmy Connors e Roger Federer. Apenas Pete Sampras superou a marca e fechou a temporada no topo em seis oportunidades.

É a quarta vez que o tenista conquista o torneio de Xangai na carreira. Djokovic se mostrou em excelente forma física e cheio de confiança na quadra rápida, levantando o troféu sem ceder nenhum set em toda competição. "Sempre joguei muito bem na China. Lá ganhei meu primeiro Masters de fim de ano (Xangai-2008)", afirmou após o jogo. Coric, de 21 anos e 19º melhor tenista do mundo, precisou pedir assistência médica várias vezes durante o jogo e disputou a partida com um curativo na coxa direita.

Ainda assim, afirmou que perdeu a decisão para "um dos melhores da história do tênis". "O último objetivo é alcançar o posto de número 1 do mundo antes do fim do ano", confessou Djokovic antes da final. Com o quatro título da temporada, parece ser questão de tempo para o sérvio alcançar seu objetivo.

Djokovic não tem nenhum ponto para defender até o final da temporada, mas não descarta participar do torneio da Basileia ou de Viena. Além disso, restarão Paris-Bercy e o ATP Finals de Londres. O Masters 1000 de Xangai distribuiu mais de sete milhões de dólares em premiações.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895