Dupla Gre-Nal avalia como positiva reunião que pode encaminhar criação de Liga Brasileira de Clubes

Dupla Gre-Nal avalia como positiva reunião que pode encaminhar criação de Liga Brasileira de Clubes

Encontro no Rio de Janeiro também discutiu reformas estatutárias na CBF

Correio do Povo / Rádio Guaíba

Clubes buscam criação de Liga para organizar Brasileirão

publicidade

Os presidentes de Grêmio e Inter, Romildo Bolzan Jr. e Alessandro Barcellos, comemoraram as decisões tomadas pelos clubes na reunião que começa a encaminhar uma Liga Nacional entre as equipes da Série A. O encontro reuniu presidentes da primeira divisão nesta terça-feira, no Rio de Janeiro.  

O principal objetivo é a criação de uma liga, aproveitando o "vácuo político" enfrentado pelo momento conturbado da CBF. Assim, descentralizaria o campeonato nacional da entidade, nos moldes em que ocorrem em outros países, como a Inglaterra, com a Premier League. 

Desde o fim do Clube dos 13, esse é o encontro que mais reúne equipes da Série A. Antes, o movimento da Primeira Liga durou apenas três temporadas, tornando-se uma competição paralela. Agora, o objetivo é comandar a Liga Nacional, o Campeonato Brasileiro.

A Liga busca, ainda, uma redefinição estatutária da Confederação Brasileira de Futebol. O objetivo é que as eleições para a entidade ofereçam ritos mais transparentes, observando ritos que facilitem a alternância de poder. 

Dupla Gre-Nal avalia como positiva

De acordo com o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Jr., os encaminhamentos foram positivos, e mais detalhes devem ser revelados em breve. O objetivo, de discurtir as relações do futebol brasileiro, foi atingido. "Queremos transformar o produto, permitir a busca por melhores rendas e receitas. A auto-organização era algo que já vinha sendo amadurecida", frisou.

A manifestação do presidente do Inter, Alessandro Barcellos, foi no mesmo sentido. De acordo com ele, o encontro ressaltou a busca para tornar os clubes mais protagonistas, como afiliados e responsáveis pelo futebol brasileiro. "É um momento de retomada que pode ser histórico. Por conta disso, pleiteamos essa mudança", frisou.

A Liga Nacional

Dezenove entre os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro se manifestaram favoráveis à criação de uma Liga Nacional, com o objetivo de reunir as duas primeiras divisões. Uma reunião no Rio de Janeiro nesta terça-feira contou com a participação dos mandatários dos clubes. 

Apenas o Sport não assinou o documento que prevê a criação da Liga. Isso porque o presidente, Luciano Bivar, está afastado do cargo desde a segunda-feira. 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895