EUA levam ouro por equipes no Mundial de Ginástica na volta de Biles

EUA levam ouro por equipes no Mundial de Ginástica na volta de Biles

Brasil voltou à final depois de 11 anos, mas ficou na sétima colocação

AE

Biles comandou EUA na final do Mundial de Ginástica

publicidade

Grande destaque da ginástica mundial nos últimos anos, Simone Biles voltou com tudo ao esporte. Nesta terça-feira, a norte-americana levou seu país ao ouro por equipes no Mundial de Doha, no Catar, após um longo período afastada. Na mesma disputa, o Brasil acabou com o sétimo lugar.

Biles estava afastada do esporte desde a Olimpíada do Rio, em 2016, quando conquistou cinco medalhas, sendo quatro de ouro. Foram cerca de 15 meses neste período sabático, mas o descanso não tirou a excelência da atleta, que garantiu nesta terça sua 11.ª medalha de ouro em Mundiais, com apenas 21 anos - tem ainda duas pratas e dois bronzes.

"É animador manter esta sequência, mas temos que nos acalmar toda vez que vamos competir", explicou Biles. "Isto está dentro de nós. Estamos acostumadas a isso, mas também sabemos as expectativas que temos sobre a gente onde quer que vamos, então, acho que é isso que nos mantém seguindo."

Desta vez, porém, Biles não brilhou como anteriormente. A ginasta cometeu alguns erros na final desta terça-feira e só conseguiu voltar ao lugar mais alto do pódio graças ao ótimo trabalho de suas colegas, Grace McCallum, Morgan Hurd, Riley McCusker e Kara Eaker. Os Estados Unidos terminaram na liderança com 171.629 pontos, seguidos de Rússia (162.863) e China (162.396).

"Erros acontecem. Nós voltaremos a treinar e queremos trabalhar nas pequenas falhas que tivemos, mas, no geral, foi muito bom. Me senti realmente bem. É animador estar lá, especialmente com o grupo de garotas que tivemos hoje. Me senti surreal. Eu mal posso acreditar que é um Campeonato Mundial e que estou competindo de novo", comentou.

Se o ouro foi para os Estados Unidos, o Brasil perdeu a chance de faturar sua primeira medalha por equipes em um Mundial. Depois de 11 anos, o País voltou à final desta disputa da modalidade e chegou a flertar com o bronze, mas teve de se contentar com a sétima colocação nesta terça.

Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis tiveram ótimos desempenhos nos três primeiros aparelhos - trave, solo e salto - e se colocaram na terceira colocação, com apenas um aparelho pela frente. Nas barras, porém, não mantiveram o embalo, cometeram erros e encerraram com 159.830 pontos.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895