Fifa cria exceções para clubes não liberarem jogadores às seleções

Fifa cria exceções para clubes não liberarem jogadores às seleções

Medidas foram tomadas por conta da pandemia de Covid-19

AE

Decisão foi tomada pela Fifa em função da pandemia de Covid-19

publicidade

A Fifa divulgou nesta quinta-feira algumas exceções que permitem aos clubes não liberar seus jogadores para jogos das seleções nacionais. A medida tem validade para as partidas internacionais deste ano e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus.

As exceções já tinham sido estabelecidas durante os jogos das seleções da Europa em setembro. Agora, valem para todo o mundo, incluindo as quatro primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.

São três fatores que tiram a obrigatoriedade de os clubes cederem seus jogadores às seleções: se há um período obrigatório de quarentena ou autoisolamento de pelo menos cinco dias após a chegada; se há restrição de viagem; ou se uma isenção específica das autoridades competentes em relação às decisões anteriores não foi concedida aos jogadores de uma equipe representativa.

A Fifa ainda informou que "juntamente com as confederações e associações-membro, continuará monitorando a situação em relação às políticas de viagens e quarentena das autoridades competentes em relação aos próximos jogos internacionais".

Se não houver alguma das exceções estabelecidas pela Fifa, os clubes continuam sendo obrigados a cederem seus jogadores para as respectivas seleções nacionais. No protocolo de retorno do futebol, a Fifa aconselha qualquer seleção "ampliar o plantel de jogadores disponíveis enquanto estiverem em vigor as restrições relativas à pandemia de covid-19".


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895