Da estreia à redenção em Lanús, sete atuações marcantes de Luan com a camisa do Grêmio
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Da estreia à redenção em Lanús, sete atuações marcantes de Luan com a camisa do Grêmio

Atacante que deixa o Tricolor é um dos ídolos recentes da história do clube

Correio do Povo

Luan decidiu em Lanús e deu Tri da América ao Grêmio

publicidade

A saída de Luan do Grêmio, decretada após a confirmação do negócio envolvendo o Tricolor e o Corinthians, encerra um dos capítulos recentes mais vitoriosos da história do clube, no qual o atacante de 26 anos é considerado protagonista. Luan esteve no Grêmio nos principais títulos que encerraram o jejum de 15 anos: a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa Sul-Americana de 2018.

Luan foi peça fundamental no Tri da América conquistado em 2017. Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Em todas as conquistas, Luan deixou sua marca. Considerado fundamental como uma das referências técnicas nos títulos, brilhou especialmente em 2017, quando viveu seu melhor ano e foi eleito rei da América, protagonista no tricampeonato da competição continental do Tricolor.

Abaixo, algumas das mais importantes atuações de Luan com a camisa do Grêmio. No total, desde a chegada dele ao clube, em 2014, foram 288 jogos e 75 gols marcados, sendo 18 deles na melhor temporada do jogador, em 2017.

O primeiro gol como profissional

Luan fez sua estreia entre os profissionais no início de 2014, ainda no Campeonato Gaúcho. Diante do São José, no Passo D'Areia, entrou no segundo tempo. Mas viria a marcar pela primeira vez dez dias depois, no Bento Freitas, no empate em 1 a 1 contra o Brasil de Pelotas. Na ocasião, ainda com o time de transição treinado por Mabília, ele recebeu passe em profundidade pela direita e encobriu Luiz Müller.

Atuação para mostrar credenciais na Libertadores

Não demorou muito para que, ainda no início de 2014, após boas atuações com a equipe de transição, Luan chamasse a atenção do técnico da equipe profissional, Enderson Moreira. Fez sua estreia diante do Veranópolis e, dias depois, entrou em campo na Arena pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores.

Ali, já mostrou suas credenciais e antecipou ao torcedor quem a América encontraria nos próximos anos. Na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético Nacional, Luan brilhou. Foi um dos melhores em campo, comandou a equipe, que teve boa atuação, e ainda marcou o primeiro gol, por cobertura, após belo lançamento de Ramiro.

O Gre-Nal do 5 a 0

O Inter chegava ao Gre-Nal 407, válido pelo Brasileirão de 2015, em um momento delicado. Havia sido eliminado na semifinal da Libertadores para o Tigres, do México e, dias antes, viu seu treinador Diego Aguirre ser demitido às vésperas de mais um clássico Gre-Nal, com o Grêmio de Roger Machado em franca ascensão.

E, mais uma vez, Luan comandou grande atuação do Tricolor em um clássico que ficou marcado para a história dos Gre-Nais e é guardado até hoje com carinho na memória dos torcedores. Aos 43 do primeiro tempo, de fora da área, fez 2 a 0 na partida. No início da etapa final, faria o seu segundo no jogo e terceiro da equipe, abrindo caminho para a goleada.

Luan marcou dois gols no Gre-Nal dos 5 a 0, em 2015. Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Decisivo na semifinal da Copa do Brasil em 2016

Na final da Copa do Brasil, os gols que garantiram o título diante do Atlético-MG foram marcados por Pedro Rocha, Geromel e Bolaños. Na fase anterior, no entanto, Luan foi fundamental para assegurar a classificação sobre o Cruzeiro.

Aos 19 minutos do primeiro tempo do jogo de ida, no Mineirão, Luan recebeu passe curto do lateral Marcelo Oliveira, perto do bico esquerdo da grande área. Ele ajeitou, girou e, de perna direita, mandou de chapa, no ângulo esquerdo do goleiro Fábio, para abrir o placar. Depois, Douglas marcaria o segundo para deixar o Grêmio muito perto da decisão.

Show em Guayaquil

Na semifinal da Libertadores, o Tricolor se deparou com uma surpresa. Os equatorianos do Barcelona de Guayaquil surpreenderam ao eliminar dois brasileiros favoritos em fases anteriores, o Palmeiras e o Santos. No jogo de ida, fora de casa, o Grêmio manteve uma tônica da equipe de Renato na competição: agressivo longe da Arena, encaminhou a vaga ao vencer por 3 a 0, em jogo marcado pela defesa de Marcelo Grohe.

E essa agressividade passou por grande atuação de Luan. Logo aos 7 minutos, ele se aproveitou de rebote para fazer 1 a 0. Aos 19, sofreu a falta que originaria o segundo gol, em cobrança de Edílson, de fora da área. E o próprio Luan fecharia o placar, no início da segunda etapa, após receber e bater de primeira cruzamento rasteiro de Edílson, na marca do pênalti.

Luan teve grande atuação em Guayaquil na noite que aproximou Grêmio da final da Libertadores. Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP

Golaço em Lanús coroa o Rei da América

A Libertadores de 2017 foi o grande palco de Luan na passagem pelo Grêmio. O rei da América daquele ano terminou a competição continental como vice-artilheiro, com oito gols marcados, atrás apenas do centroavante Sand, do Lanús.

E um dos gols foi justamente na decisão, fora de casa, no Néstor Díaz Pérez, diante do Lanús. A atuação de gala na Argentina, quando foi um dos melhores em campo ao lado do meia Arthur, teve um golaço do camisa 7. Após jogada de contra-ataque pela esquerda, recebeu passe de Fernandinho, autor do primeiro gol, e avançou. Deixou três jogadores para trás e, de cavadinha, encobriu Andrada para dar o Tri da América ao Tricolor.

Luan marcou o segundo gol em Lanús e assegurou Tri da América em 2017 mágico. Foto: Fabiano do Amaral / CP Memória

Gol no título da Recopa

Na final da Recopa, nova participação fundamental do camisa 7. Isso porque o Grêmio não fazia bom jogo em Avellaneda, diante do Independiente. Chegou a sofrer pressão e bola na trave antes dos 20 minutos. Mas ele se aproveitou de falha da defesa e, na saída do goleiro, marcou gol importante. O Grêmio sofreria o empate e só conquistaria o título na Arena, mas o gol de Luan, fora de casa e diante de muita pressão, foi fundamental para o título.

Luan marcou na final da Recopa, no jogo de ida em Avellaneda. Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta quarta-feira, 17 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta quinta-feira, 18 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895