Em jogo fraco, Grêmio empata em 1 a 1 com o Brasil de Pelotas
Os gols da partida foram marcados por Elias, para o Tricolor, e Paulo Victor, para o Xavante
publicidade
Em um jogo pouco inspirado de ambas as equipes, o Grêmio cedeu à pressão do Brasil de Pelotas no final da partida e apenas empatou em 1 a 1 na tarde deste sábado, no Bento Freitas, na segunda rodada do Campeonato Gaúcho. Os gols da partida foram marcados por Elias, pelo Tricolor, e Paulo Victor, para o Xavante. A partida pode ter marcado a última apresentação do Grupo de Transição no Gauchão.
Na próxima rodada, o Grêmio retorna à Arena para encarar o São José, às 16h30min, na quarta-feira. A partida deve marcar a estreia do elenco principal. O Xavante recebe o Guarany, no Bento Freitas, às 21h30min do mesmo dia.
Gramado seco e um jogo truncado. O torcedor que acompanhou a primeira etapa viu um jogo em que as duas equipes pouco produziram. Forçando jogadas sempre às costas de Guilherme Guedes, o Xavante teve o primeiro chute aos sete minutos. Marllon recebeu no meio e arriscou de fora, sem perigo para a meta gremista.
Sem fluidez, o Grêmio tentava progredir com Rildo, novamente um dos destaques da equipe. Em jogada pela direita, aos 24 minutos, o meia partiu para cima da marcação e foi derrubado dentro da área. A arbitragem nada viu e mandou seguir o tiro de meta. A primeira boa chance Tricolor veio aos 27 minutos. Pedro Lucas viu a passagem de Elias Manoel, que recebeu e bateu cruzado, mas ninguém apareceu para completar.
O Xavante responderia aos 36. Em contra-ataque, Thiago Santos avançou com a bola e tocou para Joanderson. O atacante entrou na grande área desequilibrado e errou o chute em direção à meta defendida por Felipe Scheibig. A partida se arrastou até os minutos finais sem inspiração das duas equipes. O 0 a 0 se manteve intacto.
Pressão no final deu resultado
Assim como aconteceu diante do Caxias, Elias Manoel apareceu para potencializar a partida pelo Grêmio. O atacante recebeu de Vini Paulista dentro da área. Com força e explosão, Elias chega antes na bola do que o goleiro Marcelo, que pega apenas as pernas do jogador. O pênalti é convertido pelo próprio atacante. 1 a 0 para o Tricolor logo aos 2 minutos da etapa complementar.
A resposta Xavante veio logo aos nove. Em boa jogada, Luizinho entortou a zaga gremista e alçou a bola na área. Marllon subiu, mas cabeceou bateu na trave. O Grêmio rebateu aos 18, com Pedro Lucas. O meia dominou em curto espaço e bateu colocado. Se não fosse a altura, a bola entraria na gaveta.
Aos poucos, o centroavante Elias vem se credenciando para o time principal. O autor do gol quase ampliou aos 27, quando recebeu ainda na grande área e chutou cruzado. A partida se encaminhava para o final quando Paulo Vitor reascendeu as esperanças xavantes. O atacante recebeu após cabeceio de Luizinho, que insistiu na jogada. A zaga se perdeu na jogada e o jogador completou para o fundo da rede aos 40 minutos. 1 a 1.
Na comemoração, o jogador tirou a camisa e recebeu o primeiro cartão amarelo. Após se envolver em falta dura em Guilherme Azevedo, aos 49, o autor do gol foi do céu ao inferno. Victor recebeu o segundo cartão e foi expulso. A vantagem numérica não surtiu efeito do lado azul e a partida terminou inalterada.
Com o empate, o Tricolor segue na primeira colocação com quatro pontos, podendo ser ultrapassado por Inter e Ypiranga que ainda jogam na rodada. O Brasil de Pelotas é o quinto e também pode perder posições.
Campeonato Gaúcho - 2ª rodada
Brasil de Pelotas 1
Marcelo (Victor Brasil); Marcelinho, Fernando Fonseca, Helerson e Henrique Avila (Paulo Victor); Juliano, Karl (Luiz Meneses), Marllon, Gabriel Araújo; Joanderson (Luizinho) e Thiago Santos (Bruno Paulo). Técnico: Jerson Testoni
Grêmio 1
Felipe Scheibig; Felipe, Ericson, Heitor e Guilherme Guedes (Thiago Rosa); Jhonata Varela, Bitello (Gazão), Vini Paulista (Guilherme Azevedo), Pedro Lucas e Rildo (Wesley); Elias Manoel. Técnico: Cesar Lopes
Cartões amarelos: Henrique Ávila (Brasil de Pelotas), Guilherme Guedes e Bitello (Grêmio)
Cartão vermelho: Paulo Victor (Brasil de Pelotas)
Gols: Elias Manoel (2min/2T) e Paulo Victor (40min/2T)
Arbitragem: Rafael Klein
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Data e hora: 29/01, às 16h30min