Experiente, time titular do Libertad tem média de idade acima dos 30 anos
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Experiente, time titular do Libertad tem média de idade acima dos 30 anos

Clube paraguaio será adversário do Grêmio na fase de grupos da Libertadores

Cristiano Munari

Libertad eliminou o Atlético Nacional nos pênaltis

publicidade

O Libertad superou o Atlético Nacional nos pênaltis nessa quinta-feira e avançou para o Grupo H da Libertadores da América, onde será um dos adversários do Grêmio – Universidad Católica e Rosario Central completam a chave. A equipe paraguaia é uma das mais experientes do torneio, tendo no time titular uma média de idade acima dos 30 anos.

Levando em consideração o time que iniciou diante do Atlético Nacional nessa quinta-feira em Medellín, a média dos 11 titulares ficou em 30,9 anos. A equipe tem dois jogadores com 39 anos, o zagueiro Paulo da Silva e o meio-campista Sergio Aquino. O goleiro Martín Silva e o centroavante Óscar Cardozo são outros de idade avançada, ambos com 35. Apenas quatro titulares têm menos de 30 anos, os laterais Ivan Piris (29) e Ayrton Cougo (22) e os meio-campistas Antonio Bareiro (29) e Rodrigo Rivero (23).

Até por conta da idade avançada de seus jogadores, o técnico Leonel Alvarez aposta em um jogo bastante pragmático baseado em uma sustentação defensiva. O Libertad faz uma marcação baixa com a defesa bem próxima da sua área. No primeiro tempo do jogo contra o Atlético Nacional nessa quinta-feira, a falta de velocidade no ataque foi um problema. A equipe praticamente não ameaçou os colombianos em contra-ataques na etapa inicial. Somente no segundo tempo, quando propôs mais o jogo, que o Libertad criou algumas boas jogadas ofensivas.

O time

Nos jogos da fase preliminar, Leonel Alvarez variou o esquema tático do Libertad entre o 4-4-2 e o 4-1-4-1. A primeira formação foi usada no momento que o time precisou atacar em sua casa diante de The Strongest e Atlético Nacional. Fora de casa, a equipe esteve montada no 4-1-4-1.

A linha defensiva à frente do goleiro Martín Silva tem Ivan Piris, Luis Cardozo, Paulo da Silva e Ayrton Cougo. Ivan Piris, com passagem pela Roma, é um lateral que se destaca pela marcação e ajuda a dar sustentação defensiva para a dupla de zaga. No lado esquerdo, Ayrton Cougo é um jogador de mais saída e aparece frequentemente no ataque.

No meio-campo, o Libertad tem a dupla Sergio Aquino e Blas Caceres pela faixa central com a missão de proteger a frente da defesa. Antonio Bareiro joga aberto pela direita e Rivero pela esquerda. Aí entra a variação da equipe. No 4-4-2, o Libertad tem Adrián Martínez como companheiro de Óscar Cardozo no ataque. No 4-1-4-1, Martínez deixa o time para a entrada de um volante, o colombiano Alexander Mejia ou o ex-gremista Cristian Riveros.

O centroavante Óscar Cardozo é o jogador de maior nome desse Libertad. O centroavante, titular do Paraguai na Copa do Mundo de 2010, teve uma passagem vitoriosa pelo futebol europeu, principalmente no Benfica, onde foi bicampeão nacional e artilheiro do Campeonato Português em duas oportunidades. Cordozo também foi artilheiro da Liga Europa duas vezes com a camisa do Benfica. Ele ainda atuou no Olympiacos, da Grécia, e Trabzonspor, da Turquia, antes de retornar ao Paraguai em 2017 para vestir a camisa do Libertad.

O Libertad vai estrear na fase de grupos da Libertadores na próxima terça-feira, às 21h30min, diante da Universad Católica no Paraguai. Na segunda rodada, o time paraguaio virá a Porto Alegre encarar o Grêmio no dia 12 de março, às 21h30min.

 


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895