Grêmio é punido pelo STJD com perda de três mandos de campo
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Grêmio é punido pelo STJD com perda de três mandos de campo

Decisão ocorre em função das brigas na arquibancada norte em partida contra o Cruzeiro, em agosto

Correio do Povo

Confusão ocorreu em partida contra o Cruzeiro, em agosto

publicidade

O Grêmio foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de três manos de campo. A decisão, proferida pelo tribunal na tarde desta terça-feira, ocorre em função das brigas na arquibancada norte, registradas no empate em 2 a 2 contra o Cruzeiro, em agosto. 

Assim, a partida desta terça-feira, contra o Sport, pode ser a última na Arena pela Série B em 2022, caso não haja recurso para reverter a decisão. Isso porque o Grêmio tem justamente mais três jogos em casa na competição, contra CSA, Bahia e Brusque. As demais partidas, diante de Sampaio Corrêa, Londrina, Náutico e Tombense são longe da Arena. 

Além da punição de três jogos, o Grêmio foi punido com multa de R$ 100 mil pelos votos dos auditores da comissão disciplinar responsável. Conforme a procuradoria, o Grêmio foi considerado culpado pela ausência de garantias de segurança para a realização da partida, e por deixar de tomar providências para prevenir desordens. Por conta da gravidade dos fatos, foi denunciado no parágrafo 1º do artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê perda de mano de campo. 

No empate em 2 a 2 contra o Cruzeiro, em 21 de agosto, em jogo válido pela 25ª rodada da Série B, confusões na arquibancada norte entre torcedores do Grêmio chegaram a paralisar a partida por duas oportunidades durante o primeiro tempo. A partida retomou cerca de 4 minutos após o início do segundo incidente, mas focos do tumulto ainda eram registrados nos corredores do estádio. No momento da confusão, o Grêmio perdia pelo placar de 1 a 0. 

Na ocasião, a arbitragem registrou a confusão na súmula. Segundo ele, "o motivo foi por um confronto generalizado entre torcedores que estavam na área destinada à equipe mandante. Informo ainda que em ambos momentos foi necessário a intervenção da polícia para acabar com o confronto. Após o jogo fomos informados pelo comandante do policiamento que os envolvidos foram detidos e identificados". 

O Grêmio ainda não se manifestou sobre a decisão. Mais cedo, uma decisão do juiz Marco Aurélio Xavier ampliou a punição para a presença da banda na partida contra o Sport. Na segunda, o Tricolor havia conseguido a liberação dos instrumentos musicais para o setor da superior, já que eles estavam proibidos na arquibancada. 

Assim, com provável último jogo do Grêmio na Série B na Arena, a equipe de Renato Portaluppi recebe o Sport nesta terça-feira. A partida, válida pela 31ª rodada, acontece às 19h.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895