Grêmio adapta e higieniza para retomar atividades durante Covid-19
capa

Grêmio adapta e higieniza para retomar atividades durante Covid-19

Estrutura do departamento de futebol atendeu a novos protocolos sanitários de combate ao coronavírus

Por
Correio do Povo

Grêmio cumpre protocolos sanitários rígidos na volta aos treinos

publicidade

Para retomar as atividades, os clubes estão precisando se adaptar a uma nova realidade, forçada pela pandemia de coronavírus. Com o Grêmio não foi diferente. O Tricolor teve que adequar sua estrutura para receber o departamento de futebol conforme os novos protocolos sanitários de combate à Covid-19. 

Desenvolvido pelo departamento médico do Grêmio, a estrutura montada tem sido elogiada por profissionais de saúde e por outros clubes do país que buscam retornar ao futebol.

Por conta da pandemia, o clube alterou a rotina no CT. Do lado externo, foram colocadas estações para atendimento aos atletas. No campo, jogadores e comissão técnica colocam em prática o distanciamento social.

As estruturas provisórias foram construídas conforme critérios estabelecidos pelos órgãos de saúde. Na central ao ar livre, com 200 metros quadrados, permanecem o departamento médico, de fisiologia, nutrição e demais áreas, para o pré e pós treino de atletas e membros do CT. 

O planejamento foi pensado previamente, com reuniões diárias por videoconferência, na qual os funcionários do clube já tentavam antecipar os cenários. Com agrupamento de informações e exemplos de protolocos de ligas europeias, a estrutura tomou forma. 

Conforme o supervisor de futebol, Marcelo Rudolph, o maior desafio foi buscar as informações e adaptá-las à realidade do clube. "Esses processos foram pensados de forma antecipada. Um trabalho de três semanas, que foi muito hábil entre todas as áreas, mas que com certeza estamos conseguindo êxito na nossa jornada”, detalhou.