Grêmio busca amenizar riscos e evolução rápida com titulares no Gauchão

Grêmio busca amenizar riscos e evolução rápida com titulares no Gauchão

Tricolor quer estar atuando em alto nível na estreia da Libertadores

Por
Rafael Peruzzo

Diego Souza deve ganhar mais espaço no time de Renato Portaluppi


publicidade

A utilização da força máxima desde a primeira rodada do Campeonato Gaúcho, contrastando com temporadas anteriores, tem motivos bastante explícitos. Levando em conta o imediatismo, a conquista do primeiro turno do Estadual é o objetivo mais próximo. O principal, no entanto, é estar no nível mais elevado possível na estreia da Libertadores da América. 

As dificuldades encontradas na fase de grupos em 2019 serviram de lição. No ano passado, Renato Portaluppi escalou sua equipe principal apenas na terceira rodada do Gauchão. Nas rodadas que se seguiram, alternou titulares e reservas. A consequência foi uma campanha comprometedora no primeiro turno da fase de grupos da Libertadores. O Grêmio conquistou somente um ponto em três rodadas, colocando em risco a classificação às oitavas de final. O treinador precisou fazer mudanças em meio à competição até encontrar o time ideal. “Esse ano o time começou bem, utilizando todos os principais jogadores”, avalia o lateral-esquerdo Cortez. “O grupo está bem forte para brigar por todos os títulos, cabe a nós buscar o melhor entrosamento”, destaca. 

Ainda há jogadores para ingressar na equipe, mas até o dia 3 de março (data da estreia contra o América de Cali) a engrenagem já terá sido experimentada em várias partidas. A goleada sobre o Esportivo na segunda-feira veio acompanhada de uma evolução técnica e tática. “Fizemos um grande jogo, o Renato vinha nos cobrando, conseguimos impor o nosso ritmo, ser o Grêmio que o torcedor está acostumado”, comentou Cortez.

No domingo, em São Leopoldo, o Grêmio enfrenta o Aimoré. Para ficar com o primeiro lugar do Grupo B, precisa vencer e torcer por um tropeço do Caxias diante do Esportivo. “Estamos trabalhando para conquistar essa primeira posição. Primeiro temos que fazer a nossa parte”, finalizou Cortez. O Tricolor vai jogar com sua força máxima. 

Diego Souza e Thiago Neves 

Depois de estrearem jogando alguns minutos na goleada sobre o Esportivo, segunda-feira, Diego Souza e Thiago Neves devem iniciar a partida contra o Aimoré, no domingo. Ambos participaram do jogo-treino de terça-feira com o Cruzeiro-RS e podem começar juntos pela primeira vez em São Leopoldo. 


Ontem, Diego Souza foi liberado do treinamento no CT Luiz Carvalho para resolver problemas particulares em Recife. O Grêmio está adquirindo 50% dos direitos econômicos do jovem atacante Fabrício, que foi vice-campeão com a equipe que disputou a Copa São Paulo de Juniores e estava emprestado pelo Brasil de Pelotas. Inicialmente, ele vem para o time sub-20.