Grêmio leva susto, mas vence o Bahia e dorme no G4 do Brasileirão

Grêmio leva susto, mas vence o Bahia e dorme no G4 do Brasileirão

Tricolor aguarda jogo do Inter, após 2 a 1, para saber sua posição na briga por Libertadores

Correio do Povo

Diego Souza marcou gol da vitória do Tricolor na Arena

publicidade

A partida não foi das melhores tecnicamente. Mais importante que isso, no entanto, foi o resultado. Jogando na Arena na noite desta quarta-feira, o Grêmio venceu o Bahia pelo placar de 2 a 1 e agora dorme no G4 do Brasileirão, ampliando a série para 13 jogos sem derrota na competição.

A equipe de Renato Portaluppi abriu o placar com o lateral direito Vanderson, que anotou pela primeira vez como profissional. O Bahia chegou ao empate com Anderson Martins, mas Diego Souza desequilibrou mais uma vez e definiu o placar. 

Com o resultado, o Grêmio dorme no G4 da competição, na quarta colocação. Aguarda o jogo do Inter nesta quinta-feira para saber se permanece na posição ao fim da rodada. O Tricolor segue a maratona de jogos em janeiro pelo Brasileirão. No sábado, às 21h, enfrenta o Fortaleza. A partida, válida pela 29ª rodada, acontece na Arena Castelão.

Vanderson anota gol e se emociona

Com a final da Copa do Brasil apenas em fevereiro, Renato mandou a campo o que tinha de melhor para a primeira partida de 2021. As principais alterações ocorreram na defesa, por conta de lesão. Na lateral direita, o jovem Vanderson foi a campo, e na zaga Rodrigues começou mais uma vez no lugar de Geromel. 

Desde o início, ficou claro que o caminho era pelo lado esquerdo. Jean Pyerre, por duas vezes, achou bons passes em profundidade pelo setor. Na terceira, a equipe não desperdiçou. Diogo Barbosa recebeu do meia e levantou com precisão no segundo pau. Vanderson, de cabeça, colocou no contrapé do goleiro Douglas, fazendo seu primeiro gol com a camisa do Grêmio e indo às lágrimas ao abrir o placar para o Tricolor. 

Em desvantagem, o Bahia precisou se atirar à frente. No entanto, esbarrou na falta de qualidade técnica. Além disso, passou a deixar espaços. O time visitante ocupou o campo do Grêmio e ofereceu os lados do campo para contra-ataques, explorados especialmente por Jean Pyerre e Pepê. 

Mas o avanço até chegou a resultar em gol do Bahia. Gilberto recebeu na entrada da área, limpou e bateu colocado, no ângulo oposto de Vanderlei. No entanto, o árbitro flagrou impedimento após consulta ao VAR. No lance anterior, antes de a bola sair, o Grêmio reclamou de pênalti em Pepê. Apesar dos prostestos, a infração não foi marcada e a partida foi ao intervalo com vitória por 1 a 0 para o Tricolor. 

Diego Souza define para o Grêmio

Logo na volta do intervalo, o Bahia chegou ao empate. No primeiro minuto, após cobrança de escanteio, a bola sobrou na entrada da área, pelo setor direito, para o zagueiro Anderson Martins. Ele limpou a marcação e bateu forte de canhota. Ele contou com desvio na cabeça de Rodrigues, e a bola morreu no ângulo do goleiro Vanderlei, fazendo 1 a 1 na Arena.

Não demorou muito para o Grêmio reestabelecer a vantagem no marcador. Aos 9 minutos, após jogo perigoso, a equipe teve uma falta em dois lances na entrada da área. Diego Souza finalizou, e contou com desvio na barreira. O goleiro Douglas chegou a tocar na bola, parecendo que iria fazer boa defesa, mas o chute foi muito forte, e o Grêmio voltou à frente no placar.

Renato foi forçado a mexer no setor defensivo. O autor do gol Vanderson sentiu dores e precisou deixar o campo para o lugar do coringa Thaciano, que mais uma vez fez a lateral direita. Também sacou Lucas Silva para a entrada de Darlan, e tirou de campo o apagado Jean Pyerre, que deu lugar a Pinares, em uma tentativa de recuperar a criação no setor. 

Nos minutos finais, o Bahia se lançou ao ataque. Mas, novamente, carecia de recursos humanos. As soluções saídas do banco foram Rossi e Zeca, ex-Inter, e o atacante Clayson. O trio foi insuficiente para igualar o marcador. Assim, o Grêmio venceu por 2 a 1 e ampliou para 13 jogos a série sem derrotas pela competição nacional. 

Campeonato Brasileiro - 28ª rodada

Grêmio 2 

Vanderlei; Vanderson (Thaciano), Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique, Jean Pyerre (Pinares), Alisson (Everton) e Pepê; Diego Souza (Churín). Técnico: Renato Portaluppi

Bahia 1

Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Anderson Martins e Matheus Bahia (Zeca); Ronaldo, Daniel (Gabriel Novaes), Ramon (Clayson), Índio Ramirez, Thiago (Rossi) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti

Gols: Vanderson (10/1T); Anderson Martins (1/2T), e Diego Souza (9/2T)

Cartões amarelos: Vanderlei e Matheus Henrique (Grêmio); Ramon, Thiago Andrade, Rossi e Gilberto (Bahia)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 06/01, às 19h15min


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895