Grêmio recebe a Universidad Católica em duelo por vaga no mata-mata da Libertadores
capa

Grêmio recebe a Universidad Católica em duelo por vaga no mata-mata da Libertadores

Com a vantagem do empate, Tricolor entra em campo contra chilenos a partir das 19h15min

Por
Correio do Povo

Jean Pyerre é um dos destaques do Tricolor na temporada

publicidade

O Grêmio precisa dar uma resposta ao seu torcedor depois de um início ruim no Brasileirão. E nada melhor que uma classificação na Libertadores da América para amenizar a decepção dos últimos resultados. O Tricolor entra em campo esta noite, a partir das 19h15min, na Arena, dependendo apenas de si para avançar às oitavas de final da competição sul-americana. O adversário é a Universidad Católica, e um empate basta para alcançar o segundo lugar do grupo H, já que o Libertad não pode ser ultrapassado na primeira colocação.

Depois de um começo com tropeços no torneio, do qual chegou a ser considerado praticamente eliminado, o técnico Renato Portaluppi realizou mudanças no meio campo, dando mais velocidade e precisão nos toques de bola. Recuperado nesta competição, o Grêmio chega à partida final da fase de grupos podendo empatar, mas os jogadores garantem que não vão pensar no regulamento e que entrarão em campo para vencer.

A Universidad Católica vem de um caminho diferente. Líder do campeonato chileno, a equipe se complicou nas últimas rodadas da Libertadores, após uma derrota em casa para o Libertad e um empate com o Rosario Central, na Argentina. Por isso, o time do técnico Gustavo Quinteros precisa da vitória. A tarefa é considerada difícil pela própria diretoria, que reconhece a qualidade do Grêmio dentro de casa. Para bater os gaúchos, os chilenos querem um jogo perfeito.

O técnico Renato Portaluppi revelou  que teve uma conversa de uma hora e meia com o grupo de jogadores. Na pauta, elogios pelos primeiros 35 minutos do jogo contra o Fluminense, no domingo, e correção dos erros da mesma partida em que o time levou uma virada histórica. “Corrigir o ‘dar mole’ é fácil. Agora, comprar futebol ninguém compra. O meu time é o melhor do Brasil, sabe jogar o bom futebol, moderno, com triangulações, que busca a vitória, faz gols, isso meu time sabe fazer”, afirmou.

O Tricolor terá o desfalque do volante Matheus Henrique para o duelo com a Católica. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele deverá ser substituído por Michel. Rômulo, Thaciano e Montoya também disputam a vaga, mas saem em desvatagem porque o concorrente é uma alternativa de segurança, com mais rodagem no elenco e capacidade de marcação. No jogo decisivo, o argentino Néstor Pitana será o responsável por comandar a arbitragem. Ele apitou a final da Copa do Mundo de 2018 entre França e Croácia.

Libertadores 2019 - grupo H 

Grêmio
Paulo Victor, Leonardo, Geromel, Kannemann, Cortez, Michel, Maicon, Jean Pyerre, Alisson, Everton, André
Técnico: Renato Portaluppi

Universidad Católica
Matiás Dituro, Magnasco, Lanaro, Kuscevic, Conejo, César Fuentes, Aued, Pinares, Fuenzalida, Riascos (Saéz), Puch
Técnico: Gustavo Quinteros

Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)
Local: Arena
Início: 19h15min