Grêmio recebe o São Paulo para tentar selar vaga direta na Libertadores
capa

Grêmio recebe o São Paulo para tentar selar vaga direta na Libertadores

Equipe de Renato Portaluppi pode terminar a rodada confirmado na fase de grupos da competição no ano que vem

Por
Rafael Peruzzo

Grêmio de Maicon quer confirmar vaga direta neste domingo, diante do São Paulo

publicidade

Não é o final de ano que o torcedor gremista esperava. Mas brigar por vaga na Libertadores da América virou rotina para o clube no Campeonato Brasileiro. Restando três rodadas para o término da competição, o único objetivo que o time ainda busca é a vaga direta na fase de grupos da Libertadores em 2020. E o jogo deste domingo pode ser determinante para isso. O Tricolor recebe o São Paulo, às 19h, em um confronto direto. Se vencer, alcança a meta.

"Claro que a gente queria mais este ano, ser campeão, mas por tudo que fizemos o ano tem sido bom. Ganhamos o Estadual, chegamos em duas semifinais e, mesmo atuando em boa parte do campeonato com uma equipe alternativa, estamos em quarto no Brasileirão”, avalia o volante Maicon.

Caso consiga os três pontos diante do São Paulo, o Grêmio terá duas partidas na sequência do campeonato para “cumprir tabela” e iniciar o planejamento para 2020 com a vaga direta confirmada. “Esse jogo com o São Paulo é uma final para nós. Temos o objetivo de classificar para a fase de grupos da Libertadores, terminar na melhor posição possível, temos que ganhar os três jogos, é importante para o clube. A vaga direta significa não precisar antecipar a pré-temporada no ano que vem, ter tempo para trabalhar. Temos que conquistar logo essa classificação”, acrescenta Maicon.

O volante estará de volta contra o São Paulo após ser preservado na derrota para o Athletico Paranaense no meio de semana. Outro retorno comemorado é o de Léo Moura na lateral-direita. Mas a equipe também tem desfalques. Renato Portaluppi não poderá contar com Matheus Henrique e Diego Tardelli, ambos suspensos. E aí residem as dúvidas. No meio-campo a tendência é que Michel atue ao lado de Maicon. O jovem Darlan é a outra possibilidade para o setor.

No ataque, Felipe Vizeu, André e Pepê são os postulantes à vaga de Tardelli. “É um confronto importantíssimo, contamos com a ajuda do nosso torcedor para lotar a Arena, fazer um grande e jogo e garantir a classificação”, finalizou Maicon, que no início de 2020 deverá passar por uma artroscopia para se livrar das dores no joelho.

O adversário

Adversário do Grêmio neste domingo, o São Paulo vive uma instabilidade constante. Depois da vitória sobre o Vasco na quinta-feira, Daniel Alves disparou críticas à diretoria pelas seguidas trocas de treinadores ao longo da temporada.

“Nós queremos estabilidade dentro do clube’, mudar essa negatividade que existe no ambiente interno. Em um ano, foram quatro treinadores. É impossível criar uma filosofia, uma identidade. Nem todo mundo dentro do São Paulo quer a mesma coisa”, disse Daniel Alves, referindo-se à política do clube.

A vaga para disputar a Libertadores do próximo ano ainda não está garantida. O tricolor paulista precisa de vitória na Arena para confirmar ao menos a classificação para a pré-Libertadores. O técnico Fernando Diniz tem apenas uma dúvida na equipe que enfrentará o Grêmio.

O meia Tchê Tchê, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, está fora do jogo. Luan e Liziero são as opções de Diniz para escalar o São Paulo.

Brasileirão 2019 - 36ª rodada

Grêmio

Paulo Victor; Leo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Everton e Luciano; André (Vizeu). Técnico: Renato Portaluppi

São Paulo

Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Liziero), Daniel Alves, Igor Gomes, Antony e Pablo; Vitor Bueno. Técnico: Fernando Diniz

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data e hora: 1°/12, às 19h