Gre-Nal, cálculos e hora de secar os adversários: o final de semana do Grêmio

Gre-Nal, cálculos e hora de secar os adversários: o final de semana do Grêmio

Na luta contra o rebaixamento, Tricolor tem a obrigação de vencer seis dos últimos 10 jogos

Arthur Ruschel

Apesar do cenário desfavorável, Vagner Mancini acredita na evolução da equipe

publicidade

Após mais um insucesso no Brasileirão, diante do Atlético-MG, o Grêmio ingressou na reta final do campeonato, com apenas dez jogos restantes e com a obrigação de conquistar seis vitórias. O único verbo a ser conjugado pelos comandados de Vagner Mancini nas próximas semanas é vencer. E a obrigação, misturada com necessidade, já começa neste sábado diante do Inter, no Gre-Nal que será realizado às 19h, no Beira-Rio. A missão de conquistar 18 pontos de 30 a serem disputados adquiriu ares de milagre, principalmente porque o grupo, em 28 partidas, acumulou apenas sete vitórias, desperdiçou seis chances de deixar o Z4 e agora amarga a 19ª posição, com 26 pontos. Além do dever de casa, o Tricolor deve secar os outros adversários diretos como Sport e Bahia neste final de semana, e o Juventude na próxima quarta-feira.

Conforme o site Infobola, o Grêmio luta contra uma probabilidade de 83% de queda para a série B. A derrota para o Atlético-MG, na quarta-feira, era esperada, mas a equipe fez uma boa apresentação, segundo o técnico Vagner Mancini. O Tricolor ainda conta com uma partida atrasada da 2ª rodada, contra o Flamengo,  ainda sem data definida.

Veja Também

A vitória no Gre-Nal é o primeiro passo. Com mais três pontos, o Tricolor diminui a distância de sete pontos para o Bahia, 16º colocado e primeira equipe fora do Z4. Porém a paciência deve ser a virtude dos torcedores. O Grêmio só tem chance de deixar a zona da degola ao final da 32ª rodada – isso se o Esquadrão de Aço e os demais adversários na luta contra o rebaixamento perderem os próximos jogos. Os comandados de Guto Ferreira estão em uma crescente. São duas vitórias e três empates nos últimos cinco jogos e agora pegam o São Paulo, no domingo, às 18h15min, em Salvador.

Das três equipes que o Tricolor deve ficar de olho, o Sport é a única que venceu na última rodada. O Leão da Ilha, 17° colocado com 30 pontos, aplicou 2 a 0 no Atlético-GO e agora se prepara para encarar o Fluminense, no sábado, às 21h, no Maracanã. Para os planos do Grêmio, o ideal é que os pernambucanos não vençam.

Devido ao adiamento do confronto entre Juventude e Atlético-GO, os Jaconeros não entram em campo no final de semana. Com os mesmos 30 pontos que o Sport, mas na 18ª posição pelos critérios de desempate, o Ju retorna a campo apenas na quarta-feira, em uma parada duríssima contra o Inter. O Colorado até pode auxiliar o rival caso vença o time de Caxias do Sul no Alfredo Jaconi, às 21h30min. 

Jogos para secar:

Sábado:

Bahia x São Paulo - Arena Fonte Nova - 18h15min
Fluminense x Sport - Maracanã - 21h

Não custa espiar

Duas equipes que ainda flertam com o rebaixamento são Santos (15º) e Athletico Paranaense (14º). Apesar de um pouco distantes da "zona da confusão", ambas aparecem com 35 pontos e, caso ainda tropecem, podem voltar para a parte de baixo. O Peixe tem pela frente o clássico contra o Palmeiras, no domingo, às 16h, na Vila Belmiro. Já o Furacão pega o Bragantino, no mesmo dia e horário, em Bragança Paulista.

O cenário ideal para o Grêmio

Além do triunfo diante do Inter, o Grêmio deve torcer pelas derrotas de Sport e Bahia, no final de semana, e Juventude, na quarta-feira.

O aumento do desespero 

Se perder para o maior rival neste sábado e o Bahia vencer o São Paulo, o Grêmio poderá ver a distância para a primeira equipe fora da zona de rebaixamento aumentar para dez pontos. O cenário será ainda mais potencializado em caso de vitórias dos companheiros de Z4: Juventude e Sport.

Os próximos jogos 

 9/11, terça
Grêmio x Fluminense

13/11, sábado
América-MG x Grêmio

16/11, terça
Grêmio x Bragantino

20/11, sábado
Chapecoense x Grêmio

35ª rodada (sem data)
Grêmio x São Paulo

36ª rodada (sem data)
Bahia x Grêmio

37ª rodada (sem data)
Corinthians x Grêmio

38ª rodada (sem data)
Grêmio x Atlético-MG

2ª rodada (sem data)
Grêmio x Flamengo


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895