Possível Gre-Nal, volta de gigante e reencontro: quem são os adversários do Grêmio no grupo E
Correio do povo Logo

Receba as principais notícias do Grêmio no seu WhatsApp

Inscrever-se WhatsApp Logo

Possível Gre-Nal, volta de gigante e reencontro: quem são os adversários do Grêmio no grupo E

Tricolor enfrentará Universidad Catolica, America de Cali e ainda aguarda Inter na competição continental

Nicholas Lyra

Equipes levantaram troféus nacionais em 2019

publicidade

Após o sorteio dos grupos para a Taça Libertadores de 2020, o Grêmio já conhece seus primeiros adversários na competição. Além da possibilidade de Gre-Nal, conforme o desempenho do Inter na Pré-Libertadores, o Tricolor também terá no caminho velhos conhecidos no grupo E.

Um reencontro será recente: na fase de grupos deste ano, o Tricolor estava na mesma chave da Universidad Catolica. Também terá pelo caminho um gigante que retorna ao cenário latino-americano depois de vários anos de dificuldade e muito tempo na Série B nacional em seu país. Veja abaixo mais sobre os adversários do Tricolor na Copa Libertadores do ano que vem.

Universidad Catolica

A crise social e política vivida pelo Chile influenciou diretamente no futebol. Além da troca de local da final da Libertadores, que estava prevista inicialmente para acontecer na capital Santiago, acabou sendo transferida para Lima, no Peru, onde foi conquistada pelo Flamengo.

Não foi diferente com o campeonato nacional. Faltando seis rodadas para o fim, a federação local decidiu encerrar o torneio por falta de condições de jogo. No entanto, não houve tanto prejuízo assim para a Universidad Catolica.

Muito pelo contrário. O encerramento precoce da competição acabou beneficiando os Cruzados, que já haviam sobrado ao longo da temporada. No momento da interrupção, liderava com 13 pontos de vantagem sobre o rival Colo Colo. Nas 24 partidas disputadas, foram 16 vitórias, cinco empates e apenas três derrotas, com o melhor ataque do torneio (44 gols marcados) e a melhor defesa (14 gols sofridos).

América de Cali

Um dos times mais tradicionais do futebol colombiano, o histórico América de Cali superou alguns dos momentos mais difíceis de sua história recentemente para reencontrar os caminhos de glória de outros tempos.

Antes o maior vencedor do campeonato colombiano, e com quatro finais de Libertadores entre os anos 80 e 90 (sem conquistar nenhuma taça), viveu derrocada no início desta década, com rebaixamento e permanência na segunda divisão em 2011.

Só voltaria para a elite em 2017, mas ainda faltava algo. Neste ano, reencontrou sua grandeza 11 anos depois da última taça. Em 7 de dezembro, bateu o Junior de Barranquilla na decisão para ficar com sua 14ª taça nacional. Entre os destaques do elenco, o ex-goleiro do Figueirense, Neto Volpi, de 27 anos, e o técnico brasileiro Alexandre Guimarães, que levou a Costa Rica para uma Copa do Mundo.

America de Cali contou com apoio da torcida para encerrar jejum de títulos. Foto: America de Cali / Twitter / Divulgação

Quem vem da Pré-Libertadores

Além do Tricolor e dos dois adversários já conhecidos, o quarto integrante do Grupo E sairá da pré-Libertadores. E um desses postulantes a vaga é justamente o rival Inter, com o sorteio possibilitando um clássico Gre-Nal pela primeira vez na história da Libertadores.

Além da chance de clássico, o Grêmio poderá receber um chileno em seu grupo, caso ele surpreenda o Colorado. Ainda há um imbróglio quanto ao adversário do Inter no primeiro mata-mata da pré-Libertadores, entre os representantes do país que vive grave crise social e política.

Por fim, o Grêmio ainda poderá receber em seu grupo outras duas equipes, por conta do confronto entre os times na segunda fase preliminar da Libertadores. Saiba mais sobre elas abaixo.

Macará

Fundado em 1939, o modesto e desconhecido Macará, do Equador, foi fundado em 1939. Está localizado na cidade de San Juan de Ambato, na região central do país. O município tem cerca de 225 mil habitantes, com altitude de 2,6 mil metros acima do nível do mar.

A equipe disputou a Libertadores pela primeira vez em sua história recentemente. E não foi longe. Em 2018, esteve também na primeira eliminatória da fase prévia. Na ocasião, caiu por conta do critério de gol qualificado, após empatar em 0 a 0 e 1 a 1 contra o Deportivo Táchira, da Venezuela.

Conseguiu sua vaga para a Libertadores de 2020 em uma campanha surpreendente. Em um nacional disputado em turno e returno, venceu a primeira etapa deixando para trás concorrentes como o Barcelona de Guayaquil e a LDU, de Quito.

Tolima

O Tolima também é um velho conhecido do Grêmio em Libertadores. Em 2007, quando o Grêmio chegou às finais da competição, esteve no mesmo grupo do Tolima. Perdeu o primeiro jogo fora de casa por 1 a 0, mas venceu no Olímpico pelo mesmo placar.

Além disso, já aprontou para outro gigante do futebol brasileiro em fases preliminares. Em 2011, com Ronaldo e Roberto Carlos na equipe, o Corinthians foi surpreendido e acabou eliminado, sendo o primeiro brasileiro a cair na Pré-Libertadores.

A vaga para a fase prévia em 2020 foi conquistada via campeonato nacional. A equipe terminou a disputa na terceira posição geral, levando em conta o somatório das Ligas Águila I e II, atrás apenas do campeão America de Cali e do Junior de Barranquilla, classificados diretamente à fase de grupos.

Em 2007, Grêmio de Carlos Eduardo enfrentou o Tolima na fase de grupos. Foto: Ricardo Giusti / CP Memória


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 29 de março

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta sexta-feira, 29 de março: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895