Renato espera André sem "peso nos ombros" após gols contra o Libertad
capa

Renato espera André sem "peso nos ombros" após gols contra o Libertad

Treinador elogiou atacante e falou da importância do jogador para o grupo mesmo durante jejum

Por
Correio do Povo

Renato Portaluppi elogiou André e disse esperar retomada da confiança do atacante

publicidade

O técnico Renato Portaluppi voltou a demonstrar a confiança depositada no atacante André, algo que vinha se repetindo em declarações recentes do comandante, mesmo antes de encerrado o jejum de gols. Na vitória por 3 a 0 sobre o Libertad, o jogador marcou duas vezes e foi fundamental na classificação do Grêmio às quartas de final da Libertadores.

De acordo com o treinador, o centroavante, que é muito querido pelo grupo, precisava de uma atuação como essa para recuperar a confiança, já depositada nele pelo próprio Renato e pelo elenco. "Tenho certeza que ele vai tirar o peso dos ombros. Torcia para que ele fizesse um bom jogo como o de hoje. Fico muito feliz por ele, porque agora vai jogar mais tranquilo e render mais", projetou. André foi eleito o melhor em campo pela Conmebol após o fim da partida.

Mais uma vez, o treinador voltou a elogiar o grupo, frisando que não é fácil ir bem nas três competições - além do Brasileirão, o Grêmio está na semifinal da Copa do Brasil e nas quartas de final da Libertadores. Renato relembrou os problemas enfrentados antes da Copa América, com muitos jogadores entregues ao Departamento Médico. "O objetivo é esse, continuar passando de fase. Sabíamos que iríamos ficar muito fortes depois da parada", destacou.

Nas quartas de final, o adversário do Grêmio é o Palmeiras, uma das equipes mais tradicionais da competição, com quem o Tricolor fez duelos memoráveis nos anos 90, incluindo uma disputa também de quartas de final, em 1995, ano do bicampeonato do Grêmio, levando a melhor após dois jogos épicos: vitória por 5 a 0 em Porto Alegre e derrota por 5 a 1 em São Paulo. Curiosamente, o jogo de volta completa 24 anos neste dia 2 de agosto, e a Conmebol relembrou o confronto em seu Twitter oficial. 

De acordo com Renato, tratam-se de duas grandes equipes do futebol brasileiro. O treinador do Grêmio elogiou o que classificou como "um dos melhores plantéis" do futebol brasileiro, e disse esperar dois confrontos muito disputados. "Vai ser briga de cachorro grande, não tenho nenhuma dúvida quanto a isso. Seguimos crescendo no momento certo, e ambas as equipes vão trabalhar para passar de fase", comentou.

Ao longo da semana, já no Paraguai, chamou a atenção entre os jogadores um vídeo de Pep Guardiola, técnico do Manchester City, mostrado por Renato ao grupo. Mais uma vez, o treinador comentou a situação, e destacou a semelhança dos discursos entre os dois, ao citar a necessidade de dar liberdade aos jogadores brasileiros para criar, tentar o drible e errar. "É algo que falo pros meus jogadores desde que cheguei aqui. Se alguém copiou alguma coisa, foi ele, da minha preleção", brincou Renato.