Gravações apontam suspeitas sobre jogo entre Corinthians e Boca
capa

Gravações apontam suspeitas sobre jogo entre Corinthians e Boca

Escolha de árbitro de partida válida pela Libertadores teria sido dirigida

Por
Lancepress

Gravações apontam suspeitas sobre jogo entre Corinthians e Boca

publicidade

Desde que se tornou pública as investigações sobre os casos de corrupção na Fifa e Conmebol, diversos fatos sobre o ex-presidente da Federação Argentina de Futebol (AFA), Julio Grondona, foram revelados como recebimento de propina, compra de votos em escolha de sedes da Copa do Mundo e agora influência em jogos da Libertadores.

O canal "Tv América", da Argentina, revelou na noite deste domingo, 21, gravações envolvendo o ex-presidente da AFA, falecido em 2014, e Abel Gnecco, diretor da Escola de Árbitros da AFA, onde mostram uma suposta 'indicação' na escolha do árbitro paraguaio Carlos Amarilla para polêmica partida entre Corinthians e Boca Juniors, pelo jogo de volta das oitavas de final da Libertadores de 2013, que culminou na eliminação do clube paulista, que teve um gol anulado e pênaltis não marcados durante o confronto. "O reforço mais importante do Boca no último ano foi Amarilla", afirma Grondona em um dos trechos revelados.

As gravações também apontam que Abel Gnecco fez pressão em Carlos Alarcón, diretor da comissão de arbitragem, para a escolha do paraguaio. “Gostam aí na Argentina do Amarilla? Olha, se não gostam dele, não sei. Eu gosto, bota ele e deixa de me encher o saco. Alarcón, me bota o Amarilla e para de encher. Bom, assim foi, o colocou", afirma Gnecco em trecho de conversa com Grondona.

Outros trechos apontam que Grandona também influênciou diretamente na escolha dos árbitros nas partidas entre Boca Juniors e Newell's Old Boys pelas quartas de final da Libertadores daquele ano, que teve como campeão o Atlético-MG. Em mais uma escuta, Gradona busca formas de fraudar o pagamento do Imposto de Renda, além de atuar diretamente na mudança de horários em jogos do Campeonato Argentino, pagamento de benefícios a clubes de divisões inferiores, entre outros.