Impacto da pandemia do coronavírus pode gerar lições para os clubes brasileiros

Impacto da pandemia do coronavírus pode gerar lições para os clubes brasileiros

Investimento em conteúdo digital foi uma das saídas para ano atípico no futebol

AE

publicidade

O impacto causado pela pandemia no futebol brasileiro fez os clubes buscarem alternativas para monetizar e enxugar os gastos. Os campeonatos ficaram parados por mais de quatro meses e as receitas caíram. Além da falta de público nos estádios, os times viram muitos torcedores abandonarem os programas de sócios e empresas brecarem o investimento em patrocínios.

Uma das alternativas foi investir em conteúdo digital. Diversos times lançaram campanhas virtuais durante a pandemia e tentaram encontrar alguma forma para lucrar com os torcedores. A expectativa é de que isso vire uma tendência, mesmo quando o mundo voltar ao normal. Na Europa, por exemplo, a maioria dos clubes conta com conteúdos onlines exclusivos para sócios-torcedores.

"A pandemia mostra para os clubes a necessidade de diversificar receitas e de apostar mais em plataformas digitais para cativar a participação do torcedor", ressaltou Amir Somoggi, especialista no estudo de finanças dos clubes, em entrevista ao Estadão.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, admitiu que a pandemia trouxe à tona a vulnerabilidade dos times brasileiros. "O futebol consegue ter um apoio popular tão massivo, que resistiu mesmo sem os públicos no estádio, buscando concluir as competições e arcar com os compromissos. Sabemos que é um cenário momentâneo, mas os esportes possuem um apelo muito forte. Por outro lado, expôs a fragilidade financeira dos clubes, a perda de receitas causadas pela pandemia está abalando a economia de diversos clubes."

Marcelo Paz ainda acredita que o coronavírus fortaleceu a ideia de que no futebol se torna ainda mais necessário ter uma gestão responsável. "Sem dúvidas, o equilíbrio financeiro deve ser sempre prioridade. Não só para o futebol, mas isso pode servir de lição para diversas atividades no setor econômico."

Com a perda de receitas, os dirigentes não arriscaram investir em reforços, dando mais espaço para garotos da base. São Paulo, Santos e Palmeiras são exemplos de times que passaram a contar com muitos jovens no elenco principal nesta temporada. O Corinthians fez mais contratações, mas a maioria sem custos, como Fabio Santos, Cazares e Otero.

Resta saber se os clubes vão manter as ações quando o mundo voltar ao normal. Bruno Maia, especialista em inovação e novos negócios na indústria do esporte, acredita que, para realmente haver mudanças permanentes no futebol brasileiro, a única saída é a união entre os times.

"Se o modelo não mudar, os erros serão os mesmos. A grande possibilidade de mudança seria a possibilidade de negociação dos clubes em grupo, pacificando uma relação e colocar o futebol brasileiro para trabalhar como indústria. Não temos nenhum progresso no modelo atual. O futebol está se tornando um produto cada vez mais difícil de ser consumido pelos torcedores, afasta o mercado de marcas e patrocinadores. Em 2021, 11 clubes da Série A irão trocar de direção, fica a esperança de uma visão diferente para mudanças benéficas ao futebol brasileiro", disse.

Opinião mais otimista tem André Monnerat, diretor de negócios da Feng, empresa especializada em programa de sócios e engajamento de torcedores. Para ele, as ações devem se desenvolver mesmo quando a pandemia de coronavírus não existir mais.

"Acredito que poucas atividades e mesmo pessoas poderão dizer que não mudaram de alguma forma depois de tudo o que aconteceu em 2020. Muitos estão apenas tentando segurar as pontas na ansiedade de que as coisas voltem ao normal. E claro que há também dificuldades financeiras para investimentos em novidades, mas acredito em iniciativas nascidas das experiências traumáticas deste ano se desenvolvendo", afirmou. "Tanto a interrupção dos jogos quanto depois a volta sem público nos estádios deixaram a lição de que há muitas possibilidades a serem exploradas."


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895