Colbachini conquistou um Brasileiro de aspirantes e levou Inter a outras duas finais
capa

Colbachini conquistou um Brasileiro de aspirantes e levou Inter a outras duas finais

Interino colorado teve a primeira experiência como técnico de equipes profissionais aos 25 anos

Por
Correio do Povo

Colbachini conquistou o Brasileirão de Aspirantes em 2017 e levou o Inter às finais de 2018 e 2019

publicidade

Com a demissão de Odair Hellmann, o técnico Ricardo Colbachini, de 33 anos e que é responsável pela equipe B e pelo sub-20 do Inter, comandará o Colorado contra o Santos, no domingo, no Beira-Rio. No clube desde 2013, o profissional conquistou um Campeonato Brasileiro de Aspirantes em 2017 e levou o time a outras duas finais. Em 2018, foi derrotado pelo São Paulo e, no próximo domingo, comandaria o Colorado contra o Grêmio, em Caxias do Sul, na terceira final seguida na competição.

Colbachini começou no futebol como atleta do Juventude aos 10 anos e, cinco anos, decidiu abandonar a carreira por acreditar que não teria futuro dentro das quatro linhas e passou a estudar educação física. Com 17 anos, comandou o sub-10 do clube de Caxias do Sul e chegou a ser campeão gaúcho júnior. O técnico teve passagem pelo Grêmio, onde conquistou os títulos de bicampeão brasileiro, bicampeão gaúcho e campeão da Copa Sul-Brasileira da categoria sub-15.

Em 2011, com 26 anos, já na SER Caxias teve a primeira experiência profissional ao comandar interinamente a equipe contra o Botafogo-PB, na Copa do Brasil. O clube grená venceu por 3 a 1 e passou para as oitavas de final. Ele também treinou o time da Serra em um empate de 3 a 3 contra o Inter de Celso Roth, pelo Gauchão.

Na sequência retornou ao alviverde de Caxias do Sul, onde chamou a atenção da direção do Inter e acabou contratado em 2013. Além da conquista do Brasileirão de Aspirantes em 2017, o treinador ainda comandou a equipe nas conquistas da segundona gaúcha, em 2017, de forma invicta, dos Gauchões sub-20 2017 e 2015, da Copa José Luiz Barreto, em 2016, da Super Copa Gaúcha, em 2016, e da Copa Santiago Sub-17 2014.

Ricardo Colbachini foi auxiliar de Paulo Roberto Falcão, em 2016, quando Odair Hellmann servia a Seleção Brasileira Olímpica. No ano seguinte, trabalhou interinamente com Maurício Dulac, após a demissão de Antônio Carlos Zago.

Colbachini é formado em educação física, com pós-graduação e especialização em futebol e também na área do treinamento esportivo.

Nesta sexta-feira, às 15h30min, realiza o primeiro treino com o grupo profissional. E, no sábado, às 10h, encerra a preparação para comandar o Inter contra o Santos. O jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro está marcado para domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio.