Com cinco vitórias, o Inter conquista o título do Brasileirão 2020
Entretanto, outras combinações podem ser suficientes para o Colorado voltar a vencer o principal título do país
publicidade
Externamente, o Inter não gosta de falar em números. A política é trabalhar jogo a jogo os seis compromissos restantes nesta reta final de Brasileirão. “São seis finais”, ressaltam jogadores, técnico e dirigentes colorados. Não há, portanto, uma projeção oficial de quantos pontos devem ser necessários para garantir o tão sonhado título nacional. É inevitável, porém, que os torcedores estudem a tabela, façam contas e acompanhem os jogos dos concorrentes diretos.
Muitas simulações de tabelas circulam pela internet, em redes sociais e grupos de colorados, projetando quantos pontos os adversários poderiam alcançar em cada cenário de resultados do Inter. O fato é que, para assegurar matematicamente o título, sem perigo, o Inter precisa vencer cinco das seis partidas restantes. Com 15 pontos, somados aos atuais 62, o time chegaria a 77 e estaria fora do alcance de todos os demais competidores.
Uma projeção um pouco mais conservadora em termos de resultados, mas ainda segura para o título, seria 13 pontos. Com mais quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Inter totalizaria 75 e só seria ultrapassado caso um dos seus perseguidores mais próximos conseguisse 100% de aproveitamento a partir de agora – São Paulo e Atlético Mineiro precisariam buscar 18 pontos em seis jogos, e o Flamengo, 21 em sete (já que 20 é impossível).
Se o Inter garantir apenas nove pontos, por exemplo, vencendo os três jogos em casa e perdendo os três fora, com um aproveitamento de 50%, o título ainda será bem possível, mas vai precisar de uma boa dose de “secação” contra os rivais. O Galo, por exemplo, precisaria de cinco vitórias em seis jogos para roubar a taça.
Não é uma projeção fácil, mas totalmente plausível, ainda mais considerando a sequência do time mineiro, que enfrenta times mais abaixo na tabela: Fortaleza, Goiás, Fluminense, Bahia, Sport e, na última rodada, possivelmente desinteressado, o Palmeiras. Enquanto isso, verá os demais postulantes disputarem pontos entre si. Inter e Flamengo, por exemplo, se enfrentarão na penúltima rodada, no Maracanã.
“O Inter tem uma boa vantagem, mas vamos tentar ganhar todos os jogos possíveis para ver se termos chance”, disse o técnico Jorge Sampaoli após vencer o Santos em jogo atrasado, na terça-feira, e chegar a 57 pontos, com 17 vitórias.
•• Confira a situação dos candidatos ao título na tabela
• Inter
62 pontos, 18 vitórias, saldo 25
Jogos restantes:
- Bragantino (casa)
- Athletico-PR (fora)
- Sport (c)
- Vasco (f)
- Flamengo (f)
- Corinthians (c)
• São Paulo
58 pontos, 16 vitórias, saldo 18
Jogos restantes:
- Atlético-GO (f)
- Palmeiras (c)
- Ceará (c)
- Grêmio (f)
- Botafogo (f)
- Flamengo (c)
• Atlético-MG
57 pontos, 17 vitórias, saldo 15
Jogos restantes:
- Fortaleza (c)
- Goiás (f)
- Fluminense (f)
- Bahia (c)
- Sport (f)
- Palmeiras (c)
• Flamengo
55 pontos, 16 vitórias, saldo 12
Jogos restantes:
- Grêmio (f)
- Sport (f)
- Vasco (c)
- Bragantino (f)
- Corinthians (c)
- Inter (c)
- São Paulo (f)