Músicas fascistas da torcida da Lazio geram protestos na Itália

Músicas fascistas da torcida da Lazio geram protestos na Itália

Torcedores teriam cantado músicas em alusão ao ditador Benito Mussolini

AFP

publicidade

A União das Comunidades Judaicas na Itália (UCEI) expressou nesta quarta-feira sua indignação com as saudações e músicas fascistas em homenagem ao ditador Benito Mussolini registradas em um vídeo gravado durante uma partida da Lazio no estádio Olímpico de Roma.

Diante dos protestos, o clube da capital italiana emitiu um nota na qual anunciou a suspensão do funcionário que aparece na gravação, fazendo "gestos que ofendem o clube, a torcida e os valores da comunidade".

A decisão foi tomada logo após o presidente das Comunidades Judaicas da Itália, Noemi Di Segni, protestar fortemente.

"Diante da ostentação de gestos e símbolos que evocam ideais fascistas, não pode haver ambiguidade nem demora", questionou a entidade através de um comunicado.

O vídeo, que se tornou viral nas redes sociais, mostra um homem carregando uma águia no braço, símbolo do clube, dirigindo-se aos torcedores erguendo o braço fazendo a saudação fascista e gritando "Duce! Duce!", apelido do ditador Benito Mussolini, que governou o país durante a Segunda Guerra Mundial."Duce", que significa "guia", é o equivalente a "Führer" em alemão.

De acordo com o jornal esportivo italiano La Gazzetta dello Sport, o vídeo foi filmado no sábado, após a vitória da Lazio sobre a Inter de Milão (3-1).

"O comportamento do adestrador da águia Olímpia, símbolo da Lazio, imortalizado num vídeo que se tornou viral, não deixa dúvidas. O clube e a federação [do futebol italiano] devem intervir com a maior urgência e eficácia", pediu Di Segni.

"O mundo do futebol deve livrar-se dos fascistas e portadores do ódio, ódio que se espalha dos campos de futebol às praças públicas", concluiu Di Segni.

O clube, por sua vez, especificou que o contrato com o adestrador da águia, que fez os gestos fascistas junto com os torcedores, o espanhol Juan Bernabé, foi suspenso.

"Foram tomadas medidas para que a empresa suspenda imediatamente o interessado e, se possível, os contratos existentes sejam cancelados", informou o clube.

A Lazio é conhecida por ter uma base de torcedores fascistas e foi punida no passado pela Uefa pelo comportamento de seus torcedores radicais, chamados de "ultras".

Há dois anos e meio, os chamados "ultras celestes" exibiram uma bandeira que exibia a mensagem "Em honra a Benito Mussolini" na Piazzale Loreto, em Milão, local onde o cadáver do ditador italiano foi pendurado pelos pés junto com sua amante Clara Petacci e outros dirigentes fascistas, fato que marcou a libertação do país do regime nazifascista, em 25 de abril de 1945.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta quinta-feira, 18 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895