Martine e Kahena conquistam medalha inédita no Pan
capa

Martine e Kahena conquistam medalha inédita no Pan

Com domínio absoluto nas 12 regatas disputadas na 49erFX, elas só confirmaram o título

Por
R7

Martine Grael e Kahena Kunze, ouro na classe 49er FX

publicidade

As campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze entraram na baía de Paracas no início da tarde deste sábado com a medalha de ouro matematicamente garantida. Precisavam apenas terminar a regata da medalha (medal race), que tem pontos dobrados. Ficaram em terceiro lugar, atrás das argentinas, vencedoras da regata, e das canadenses. Mesmo assim confirmaram a primeira medalha de ouro do Brasil em Jogos Pan-Americanos na classe 49erFX. É também o primeiro ouro pan-americano da dupla, que foi prata em Toronto-2015.

 Martine e Kahena chegaram à medal race em primeiro lugar na classificação geral, com um total de 13 pontos perdidos. Das 12 regatas disputadas, venceram nove. As segundas colocadas eram as americanas, com 25 pontos perdidos. Este foi o terceiro ouro do Brasil na vela em Lima.

Na Lightning, os experientes velejadores Claudio Biekarck e Gunnar Ficker e Isabel também ficaram em terceiro lugar na medal race, vencida pelos argentinos. Como estavam empatados em segundo com os argentinos na classificação geral, terminaram com a prata e os argentinos com a medalha de ouro.