Ministro participa de entrega de medalhas a brasileiros nos Jogos Mundiais Militares
capa

Ministro participa de entrega de medalhas a brasileiros nos Jogos Mundiais Militares

Osmar Terra acompanha as competições na China

Por
Correio do Povo

publicidade

Como parte da sua agenda na China, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, acompanha as competições dos Jogos Mundiais Militares. Na manhã deste domingo, desembarcou em Wuhan e, no fim da tarde, acompanhou a competição de natação, ao lado do secretário especial do Esporte, Décio Brasil, e ainda participou da cerimônia de entrega de medalhas aos atletas brasileiros que subiram ao pódio.

O Time Militar Brasil conquistou seu segundo ouro nos Jogos Mundiais Militares – o primeiro, na véspera, foi da judoca Rafaela Silva – com a equipe masculina de revezamento 4 x 100m livre. Marco Ferreira, André Calvelo, Fernando Scheffer e Pedro Spajari completaram a prova em 3min14s36 e receberam as medalhas das mãos do ministro Osmar Terra, quando o hino nacional brasileiro tocou pela primeira vez no Wuhan Sports Center Natatorium.

Os brasileiros do revezamento 4 x 200m medley levaram a prata e as brasileiras do 4 x 100m livre ficaram com a medalha de bronze. O ministro falou sobre a alegria em participar desse momento. “Foi a primeira competição que eu pude presenciar aqui na China, então é uma grande emoção ver o Brasil receber o ouro. O esporte é um grande cartão de visitas do país, e nossos atletas nos representam muito bem. Tivemos excelentes resultados nos Jogos Pan Americanos e Parapan Americanos de Lima e, agora, os Jogos Mundiais Militares são a última oportunidade de mostrar a nossa pujança no esporte antes das Olimpíadas de Tóquio.”

Até o momento, o Brasil conquistou 16 medalhas. Dessas, 15 tiveram a participação de atletas beneficiados pelo programa Bolsa Atleta, seja em modalidades individuais ou em esportes coletivos. O governo federal investe no esporte como fator de desenvolvimento social, afirmou o ministro, que em conversa com os medalhistas lembrou que são exemplos para as gerações futuras. “O esporte é uma ferramenta maravilhosa. Apostamos muito nele para melhorar o país. Além dos avanços nas áreas econômica e social que o governo de Jair Bolsonaro está realizando, a área esportiva se destaca e queremos que o Brasil siga sendo uma potência esportiva”, afirmou.

“É muito bom levar motivação, interagir com os nossos atletas. Eles demonstram superação a cada dia, e os resultados estão aí”, afirmou o secretário Décio Brasil. “Ficamos felizes de ver que o apoio garantido pelo governo federal com o Bolsa Atleta e o Programa Atletas de Alto Rendimento das Forças Armadas traz resultados e aponta um bom desempenho para Tóquio”, completou.

A delegação brasileira, composta por 346 atletas, compete em 29 das 32 modalidades dos Jogos Mundiais Militares. A competição vai até o próximo dia 27. Nesta segunda-feira, o ministro e o secretário Décio Brasil acompanham mais competições na torcida pelos atletas do Time Militar Brasil.