Alison dos Santos avança em 2º para semifinal dos 400m com barreira da Tóquio 2020
Salto em altura teve eliminações de Ferreira e Moura; Altobeli foi nono e também parou nos 3.000 metros com obstáculos
publicidade
O atletismo deu a largada nos Jogos Olímpicos de Tóquio com uma comemoração e três frustrações para o Brasil. Alison dos Santos, o Piu, confirmou o favoritismo ao se garantir nas semifinais dos 400 metros com barreiras. Ele anotou o segundo melhor tempo do dia.
Foi o melhor resultado brasileiro na noite desta quinta-feira. Fernando Ferreira e Thiago Moura foram eliminados no salto em altura e Altobeli Silva não avançou nos 3.000 metros com obstáculos.
Sorridente e muito tranquilo, Piu festejou sua vaga às semifinais. O brasileiro é esperança de medalha para o País e correu em 48s42 para se garantir sem sustos. Ficou atrás somente de Abderrahman Samba, do Catar, que o superou por 4 décimos.
Finalista nos Jogos do Rio-2016 e campeão no Pan de Lima-2019, Altobeli Silva esperava repetir a dose nos 3.000 metros com obstáculos em Tóquio para tentar buscar uma sonhada medalha. Sua concentração era tão grande que usou as redes sociais para reclamar de atletas "pouco concentrados" e ouvindo músicas em alto e bom som na Vila Olímpica.
Trabalhou muito, se esforçou, mas acabou no 10º lugar no geral, com 8min29s17, fora da final. A eliminação o deixou bastante chateado por não cumprir a missão de ir até a final.
A frustração também atingiu os representantes do Brasil no salto em altura. Fernando Ferreira e Thiago Moura ficaram fora das finais ao não conseguirem superar 2,25 metros.