Bach diz que Tóquio é a sede olímpica mais bem preparada de todos os tempos

Bach diz que Tóquio é a sede olímpica mais bem preparada de todos os tempos

A dez dias da abertura dos Jogos Olímpicos, a capital do Japão está novamente em estado de emergência sanitária

AFP

Bach diz que Tóquio é a sede olímpica 'mais bem preparada de todos os tempos'

publicidade

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, descreveu nesta terça-feira (13) Tóquio como a cidade-sede "mais bem preparada de todos os tempos", na inauguração da Vila Olímpica, a dez dias da abertura oficial das Olimpíadas (23 de julho a 8 de agosto).

Várias medidas draconianas foram implementadas para esses Jogos, que acontecerão em Tóquio a portas fechadas para limitar os riscos de disseminação da Covid-19. Bach, que chegou ao Japão na semana passada e passou três dias em quarentena, declarou à presidente de Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, que os organizadores estavam fazendo "um trabalho fantástico".

"Vocês conseguiram fazer de Tóquio a cidade mais bem preparada de todos os tempos para os Jogos Olímpicos", disse ele, acrescentando: "É ainda mais notável nas circunstâncias difíceis que todos temos que enfrentar".

Bach e Hashimoto se encontraram quando os primeiros atletas começavam a chegar à Vila Olímpica, que abriu suas portas nesta terça-feira sem cerimônia ou impacto midiático.

Os organizadores se recusaram a especificar quais equipes entraram na Vila Olímpica e o número de atletas já hospedados no local. De acordo com as regras estabelecidas para a ocasião, os atletas só podem entrar na Vila cinco dias antes de suas provas, devendo deixá-la em até 48 horas após o término de suas competições. É hora de "mostrar o melhor de vocês, o que vocês prepararam por tanto tempo", disse Bach aos atletas.

Estado de emergência

A dez dias da abertura dos Jogos Olímpicos, Tóquio está novamente em estado de emergência sanitária, com medo de um aumento no número de casos de Covid-19. Atletas, treinadores, juízes e jornalistas passarão por testes PCR regulares e seus deslocamentos serão limitados.

Várias pesquisas nos últimos meses indicaram que a maioria dos japoneses preferia que os Jogos fossem adiados novamente ou simplesmente cancelados.

Veja Também


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895