COI afirma "acompanhar de perto" acusações de compras de voto pela Rio 2016

COI afirma "acompanhar de perto" acusações de compras de voto pela Rio 2016

Thomas Bach desembarcou no Peru para assinatura das sedes de 2024 e 2028

AFP

Thomas Bach desembarcou no Peru para assinatura das sedes de 2024 e 2028

publicidade

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, garantiu nesta quinta-feira que acompanha de perto as denúncias sobre a suposta compra de votos para eleger o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. "Ainda não há acusações, é cedo demais. A gente vai acompanhar de perto", comentou brevemente em sua chegada ao Peru, onde vai participar da 131ª sessão do COI em Lima.

Na última terça-feira, as autoridades brasileiras realizaram grande operação contra o chefe da candidatura do Rio, Carlos Nuzman, suspeito de ter organizado o esquema de compra de votos em 2009. O objetivo era garantir que a cidade carioca superasse as concorrentes Madri, Tóquio e Chicago. A polícia disse investigar "uma rede internacional de corrupção" que inclui "a compra de votos no marco da eleição do COI para definir a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016"

Bach chegou à capital peruana para liderar a 131ª sessão que vai eleger as duas cidades sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028. "Acho que temos uma importante sessão do COI", indicou o alemão, recebido por autoridades peruanas. Os 130 membros do COI vão escolher as duas cidades que vão organizar as Olimpíadas de 2024 e 2028, com votação única, informal levantando as mãos.

A pergunta que vai ser feita aos mais de 100 membros do COI vai ser a seguinte: "você aprova o acordo de três partes que COI, Paris e Los Angeles encontraram?". Desta forma, não haverá voto eletrônico secreto como de costume. No dia 11 de julho, os membros do COI adotaram por unanimidade a atribuição simultânea das edições de 2024 e 2028 nas Olimpíadas.

Dias depois, Los Angeles anunciou que desistia da candidatura de 2024 para focar em 2028, deixando o caminho aberto para Paris sediar a edição anterior. Na sequência, as três partes assinaram acordo, que vai ser detalhado na quarta-feira, em Lima, antes das tradicionais apresentações das candidaturas e da votação.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895