França vence Estados Unidos na estreia do torneio masculino de basquete em Tóquio

França vence Estados Unidos na estreia do torneio masculino de basquete em Tóquio

Esta foi a primeira derrota da equipe americana em uma Olimpíada desde a queda nas semifinais de Atenas-2004

AFP

publicidade

A França surpreendeu e venceu por 83-76 a seleção dos Estados Unidos neste domingo em Saitama, pela primeira rodada do grupo A do torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Esta foi a primeira derrota da equipe americana em uma Olimpíada desde a queda nas semifinais de Atenas-2004 para a Argentina. Porém, foi a segunda vitória consecutiva dos franceses sobre os Estados Unidos, após o triunfo nas quartas de final da Copa do Mundo da China-2019.

O cestinha da partida foi o francês Evan Fournier, jogador do Boston Celtics, com 28 pontos. No outro jogo do grupo A, a República Tcheca venceu o Irã por 84-78.

Desde a derrota nas semifinais de Atenas-2004, a seleção dos Estados Unidos conquistou três ouros consecutivos em Jogos Olímpicos: Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016. 

A partida deste domingo evidenciou as fragilidades demonstrada pela equipe comandada por Gregg Popovich durante a preparação para os Jogos de Tóquio, com derrotas em amistosos para Nigéria e Austrália. 

Os franceses conseguiram se recuperar no segundo tempo, depois que terminaram a primeira etapa com 10 pontos de desvantagem (45-35). O terceiro quarto da partida, com marcação intensa do time europeu, terminou com a parcial 25-11.

O "Team USA", cujo líder Kevin Durant teve atuação discreta (10 pontos e aproveitamento de 4/12 em arremessos), que também fez três faltas no início da partida e teve que ser preservado, conseguiu resistir até o fim graças à atuação de Jrue Holiday, que desembarcou em Tóquio apenas no sábado, depois de conquistar o título da NBA com o Milwaukee Bucks na terça-feira passada. Ele foi o cestinha americano com 18 pontos, sem demonstrar cansaço, apenas cinco dias após a final da NBA.

Os americanos chegaram a liderar o placar por 69-63 no início do último quarto, mas os franceses retornaram ao jogo graças a uma excelente defensa e aos pontos cruciais de Nando De Colo (13), além de uma cesta de três pontos de Nicolas Batum nos segundos finais.

Na próxima rodada do grupo A, a seleção dos Estados Unidos enfrentará o Irã, enquanto a França encara a República Tcheca.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895