Jogos Olímpicos contabilizam 58 casos de Covid-19 na semana da abertura

Jogos Olímpicos contabilizam 58 casos de Covid-19 na semana da abertura

Preocupação com número de infectados contrasta com clima olímpico das delegações antes da cerimônia no Estádio Olímpico

André Avelar, do R7, em Tóquio

Quatro atletas já testaram positivo

publicidade

A semana que marca o início das Olimpíadas de Tóquio 2020 começou com uma contradição. Enquanto as delegações passam a viver o clima dos Jogos na capital japonesa, os casos crescentes registrados de Covid-19 entre a comunidade olímpica aumentam a preocupação com relação à segurança do evento. Até esta segunda-feira, 58 pessoas envolvidas com o megaevento esportivo foram diagnosticadas com o coronavírus.

Segundo dados disponibilizados pelo comitê organizador, os números registrados a partir de 1º de julho contam: quatro atletas, 17 membros dos comitês internacionais e nacionais, cinco jornalistas, três funcionários e 29 terceirizados.  Médico-chefe de um comitê independente para a Covid-19, Brian McCloskey explicou que camadas de proteção foram tomadas para a realização da Olimpíada.

Dos testes realizados diariamente nos atletas até a vacinação, não-obrigatória para a entrada no Japão ou participação nas competições, tudo é considerado para conter a disseminação. “Monitoramos as pessoas desde a chegada no aeroporto e, cada camada do protocolo, é uma proteção a mais, é uma redução do risco de que o coronavírus seja espalhado. E os números de casos positivos até agora são muito baixos”, disse McCloskey.


Entre os atletas, os casos de maior preocupação estão relacionados aos dois jogadores da seleção sul-africana masculina de futebol. O comitê do país confirmou que os casos são referentes aos jogadores Thabiso Monyane e Kamohelo Mahlatsi, além do analista de vídeo Mario Masha. Diante dos quadros, a partida de estreia do país no futebol, justamente contra o Japão, ganha contornos ainda mais tensos. A mídia local entende que não se tem a real noção do quanto os membros infectados tiveram contato próximo com o restante da delegação.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) também garante que a testagem diária dos atletas é um mecanismo eficiente para evitar a propagação do vírus. O Comitê afirma que 8 mil testes para a detecção da covid-19 já foram realizados.  No último levantamento do Governo de Tóquio, 1.008 casos foram registrados em 24 horas. Ao todo, são 189.184 casos, sendo 2.252 mortes.

A Cerimônia de Abertura acontece nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico da capital japonesa. Como anunciado no começo do mês, a festa acontecerá sem a presença do público. O COI ainda tenta a liberação de pelo menos ml convidados de honra.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895