Patrocinadores dos Jogos de Tóquio têm dúvidas sobre manutenção de compromissos

Patrocinadores dos Jogos de Tóquio têm dúvidas sobre manutenção de compromissos

Competição foi adiada para 2021 em razão da pandemia de novo coronavírus

AFP

Incertezas em relação aos Jogos Olímpicos balançam patrocinadores

publicidade

Quase dois terços (65%) dos patrocinadores dos Jogos de Tóquio de 2020, adiados para 2021 devido ao coronavírus, têm dúvidas sobre manter ou não seus compromissos, de acordo com uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pela rede de televisão pública NHK.

Alguns patrocinadores se mostraram preocupados com as consequências de suas operações promocionais durante os Jogos, cuja exposição poderia ser reduzida, dado o risco de disseminação da Covid-19 e o aumento de custos para os organizadores, de acordo com a NHK.

"Estamos procurando maneiras de simplificar a organização dos Jogos, ver como podemos reduzir a complexidade dos Jogos" e seu custo, disse o presidente do COI, Thomas Bach, em entrevista à AFP na quarta-feira, sem mencionar uma eventual competição com os portões fechados.

Os patrocinadores também temem o cancelamento puro e simples dos Jogos de Tóquio, depois que os organizadores apontaram que 2021 era a "última opção" para sua celebração. Muitos entre eles também explicaram que ainda não haviam tomado uma decisão já que a renegociação de seus contratos com os organizadores ainda não havia começado.

Toshiro Muto, diretor geral do comitê organizador de Tóquio-2020, confirmou em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira que essas renegociações ainda não puderam ser realizadas porque o Japão está em estado de alerta devido à Covid-19 desde o início de abril, pouco depois da decisão de adiar os Jogos.

Atualmente, ninguém pode garantir "100%" que os Jogos ocorrerão em 2021, mas o comitê organizador está "determinado" a realizar "de uma maneira ou de outra", disse ele, tentando enviar uma mensagem de tranquilidade.

Coronavírus afetou 68% dos entrevistados

Muto explicou que 80% dos locais previstos para receberem os Jogos de Tóquio já foram reservados com sucesso para o evento de 2021, e que as negociações continuam com os outros, em particular a Vila Olímpica e o centro de imprensa.

Mais de dois terços dos patrocinadores entrevistados (68%) indicaram que a crise do coronavírus havia afetado sua própria situação financeira. Os organizadores de Tóquio-2020 não forneceram uma estimativa dos custos adicionais relacionados ao adiamento do evento para 2021.

Enquanto isso, o COI anunciou em meados de maio que havia injetado 800 milhões de dólares para enfrentar a crise do coronavírus. O último orçamento para os Jogos, publicado no final de dezembro pelos organizadores, portanto antes da pandemia e da decisão de adiar o evento, era de quase 12,5 bilhões de dólares para a parte japonesa.

No entanto, o Estado japonês que investiu provavelmente quase tanto entre a atribuição dos Jogos para Tóquio em 2013 e no exercício do biênio 2018/19, havia estimado no ano passado o equivalente japonês do tribunal de contas, sem que esse compromisso aparecesse no orçamento oficial.

Muitas grandes empresas japonesas em todos os setores são patrocinadoras dos Jogos de Tóquio e planejavam injetar cerca de 348 bilhões de ienes (mais de 3,25 bilhões de dólares), ou seja, quase metade da receita esperada para o evento.

Além disso, esse valor não inclui a participação da Toyota, Panasonic e Bridgestone, que são patrocinadoras mundiais do COI em várias edições dos Jogos Olímpicos. A pesquisa da NHK foi realizada em cima de 78 patrocinadores, sendo que 57 responderam.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895