Português Abel Ferreira aceita proposta e é o novo técnico do Palmeiras

Português Abel Ferreira aceita proposta e é o novo técnico do Palmeiras

Treinador se destacou com o PAOK ao eliminar o Benfica nos playoffs da Liga dos Campeões

AE

Jovem técnico português é grande aposta do clube paulista

publicidade

O Palmeiras tem novo técnico. Abel Ferreira será anunciado como o novo comandante do clube alviverde nesta sexta-feira. O treinador português, de 41 anos, deixa o PAOK, da Grécia, rumo ao Palestra Itália. Ele também acumula passagens pelo Sporting Braga e pelas categorias de base e time B do Sporting de Lisboa. O contrato é válido até dezembro de 2022. Ainda não foi definida a data de apresentação.

Desde a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo, muitos nomes foram especulados no Palmeiras. Estrangeiros eram os preferidos. O time alviverde chegou a enviar membros da sua diretoria ao Equador para fechar a contratação do técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez, do Independiente del Valle. A exigência de assumir o trabalho somente após a eliminação do time equatoriano na Libertadores impediu a chegada do treinador.

A torcida palmeirense pediu a contratação de Gabriel Heinze e foram noticiadas também intenções do Palmeiras em contar com os trabalhos dos também argentinos Sebastián Beccacece, do Racing, e Ariel Holan, da Universidad Católica. Por fim, a equipe alviverde seguiu a indicação por um técnico estrangeiro e acertou a vinda de Abel Ferreira.

Neste ano, o técnico português ganhou notoriedade ao eliminar o Benfica, de Jorge Jesus, nos playoffs da Liga dos Campeões. Em jogo único, a equipe de Abel venceu por 2 a 1. Na fase seguinte, porém, com duas derrotas para o Krasnodar, da Rússia, a equipe foi eliminada e acabou direcionada para a Liga Europa.

Na temporada 2017-18, pelo Sporting Braga, onde começou sua carreira como técnico de equipes profissionais, Abel Ferreira alcançou o maior número de pontos da história da equipe no Campeonato Português. A campanha chegou aos 75 pontos, com 24 vitórias, três empates e sete derrotas. O time teve o terceiro melhor ataque da competição, com 74 gols, à frente do Sporting, que à época era comandado por Jorge Jesus. A equipe de Braga sofreu 29 gols, a quarta melhor defesa. Na temporada seguinte, a equipe não conquistou o mesmo feito. Mesmo assim, chegou na quarta posição novamente.

Depois de pouco mais de duas temporadas à frente da equipe portuguesa, Abel Ferreira foi contratado pelo PAOK, que havia sido campeão grego no ano anterior. Lá, o trabalho não conquistou os mesmos resultados, com um segundo lugar no Campeonato Grego. Na atual temporada, a trajetória foi marcada por alguns tropeços e insatisfação por parte da torcida e de alguns dirigentes.

Nesta quinta-feira, o técnico português comandou a equipe grega pela Liga Europa, na Espanha, contra o Granada. O jogo terminou empatado em 0 a 0. O PAOK alcançou seu terceiro jogo sem vencer e ainda não conquistou os três pontos pela competição europeia, onde soma dois empates.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895