EPTC divulga esquema especial de trânsito para Brasil x Paraguai em Porto Alegre
capa

EPTC divulga esquema especial de trânsito para Brasil x Paraguai em Porto Alegre

Partida válida pelas quartas de final da Copa América ocorre quinta na Arena do Grêmio

Por
Correio do Povo

Arena do Grêmio receberá grande público para confronto entre Brasil x Paraguai

publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou esquema especial de circulação de trânsito e transporte para o jogo do Brasil x Paraguai, nesta quinta, às 21h30min, na Arena. A região da Arena 1, no Anfiteatro Pôr do Sol, será monitorada desde o início da manhã, havendo agentes fixos no local a partir das 14h. 

Se houver necessidade, para segurança do público e do trânsito, a Edvaldo Pereira Paiva, no sentido centro/bairro, será bloqueada entre a Rótula das Cuias e a Ipiranga, conforme avaliação da fiscalização. No Pôr do Sol, além de exibição do jogo, o público poderá acompanhar o show de MC Kevin O Chris.

Sobre o transporte coletivo, além da linha de ônibus experimental F08 - Futebol Trensurb/Arena, que vai fazer a integração com a estação Anchieta do Trensurb, seguem alterações no sentido de vias e reposicionamento de linhas especiais de ônibus.

Região da Arena 

Uma hora antes do final da partida, a rua José Pedro Boéssio terá sentido único em direção à av. Ernesto Neugebauer. Os veículos oriundos do estacionamento E2 serão direcionados para a pista que será invertida na rua José Pedro Boéssio. 

Os carros seguirão até a av. Ernesto Neugebauer, onde poderão ingressar à esquerda, em direção à cidade de Canoas e BR 290, ou à direita, onde seguirão até a av. Amynthas Jacques de Moraes, retornando, mais à frente, para a av. A.J. Renner, que permanecerá com sentido duplo para facilitar o retorno de táxis e aplicativos para o atendimento ao público. 

Os veículos que trafegarem pela pista normal da rua José Pedro Boéssio seguirão até a av. José Aloísio Filho, seguindo à direita na av. Amyntas Jacques de Moraes até retornarem para a av. A.J. Renner.

Outra modificação importante realizada no último jogo foi no ponto de embarque das linhas de ônibus especiais LCA1 e LCA2, com destino aos shoppings Iguatemi e Praia de Belas, que no final da partida ocorrerão na av. Padre Leopoldo Brentano, mais próximo da Arena.

O ponto de táxi montado na Voluntários da Pátria também será deslocado para ficar mais perto da av. Padre Leopoldo Brentano e partirá da rótula sob a BR 448.

Confira as alterações na operação:

Transporte - Linhas especiais de transporte coletivo

- Três horas antes de cada partida começam a operar as linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais e uma experimental, com saída em diferentes regiões da cidade;

- Linha F08 Futebol Trensurb/Arena: ônibus posicionados na av. Ernesto Neugebauer, ao lado da estação Anchieta do Trensurb. No final da partida, os ônibus estarão estacionados junto à rótula da A.J. Renner. Os usuários que utilizarem o cartão TRI poderão usufruir da integração com o benefício de 10% de desconto em ambas as tarifas;

- Linha F04 - saída do Largo Glênio Peres, com desembarque na rua Adelino Machado de Souza x av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque na av. Borges de Medeiros;

- Linha T2.3 Arena - saída do Terminal Peri Machado, com desembarque na rua Adelino Machado de Souza x av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Terminal Peri Machado;

- Linha LCA1 - Especial Copa América - Shopping Iguatemi - saída do terminal na rua Antônio Carlos Berta, com desembarque na av. José Pedro Boéssio. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no terminal na rua Antônio Carlos Berta;

- Linha LCA2 - Especial Copa América - Shopping Praia de Belas - saída do terminal na rua Cecília Meireles e com desembarque na av. José Pedro Boéssio. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no terminal na rua Cecília Meireles. 

Operação de saída da Arena - uma hora antes do término da partida

- Av. A.J. Renner permanece com sentido duplo, ao final da partida, facilitando retorno de táxis e aplicativos;

- Av. Voluntários da Pátria x rua Adelino Machado de Souza - sentido único da av. Voluntários da Pátria em direção ao Centro até a rua São Jorge;

- Rua Frederico Mentz x rua Graciano Camozzato: conforme avaliação dos agentes, se houver necessidade, será implementado sentido único na rua Frederico Mentz em direção ao Centro até a rua Dona Teodora.

Trensurb recomenda compra antecipada de passagem : 

A Trensurb irá realizar uma operação especial para o jogo. A Estação Anchieta permanecerá aberta por uma hora e meia após o final da partida a fim de atender o público na saída do evento. Os trens prestarão serviço conforme a demanda, em ambos os sentidos, até o fechamento da estação. As demais estações do metrô fecharão no horário normal e irão funcionar apenas para o desembarque durante o período de extensão do horário de circulação dos trens. 

A empresa recomenda que os usuários adquiram a passagem antecipada de ida e volta para evitar filas e agilizar o retorno. Vale lembrar que os bloqueios (ou catracas) do metrô aceitam os cartões de bilhetagem eletrônica SIM, TRI e TEU. 

Durante a Copa América, a Trensurb conta também com reforço no efetivo de empregados da área operacional e estreitamento da sua integração com os órgãos de segurança pública. Além do compartilhamento de imagens com o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), a empresa tem um assento disponível no local.