Shows e festa marcam o encerramento da Paralimpíada

Shows e festa marcam o encerramento da Paralimpíada

Brasil terminou na sétima colocação no quadro geral das medalhas

AE

Brasil terminou na sétima colocação no quadro geral das medalhas

publicidade

O velocista Alan Fonteles, carrasco do astro sul-africano Oscar Pistorius nas provas de atletismo, foi o porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento da Paralimpíada de Londres, neste domingo, no estádio Olímpico. Atletas do país, como Therezinha Guilhermina, estiveram entre os destaques apresentados no resumo dos Jogos antes do show da banda Coldplay e da cantora Rihanna.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, recebeu a bandeira paralímpica e a cerimônia foi seguida de um show brasileiro de oito minutos e difícil compreensão para o público inglês. Começou com a dança do passinho, passando por diversos ritmos brasileiros até a chegada de Carlinhos Brown, Paralamas do Sucesso e Thalma de Freitas cantando o samba "É hoje". O tradicional verde e amarelo foram substituídos pelo branco.

A chama paralímpica foi apagada por dois dos destaques da equipe britânica, a nadadora Ellie Simmonds e o velocista Jonnie Peacock. E um show conjunto de Coldplay, Rihanna, Jay-Z encerraram a festa. Será um desafio e tanto para o Brasil fazer um evento tão bem organizado e com uma torcida tão apaixonada em 2016.

Para a maioria dos atletas brasileiros, o domingo foi de confraternização com os fãs em Londres. Durante o encontro com a imprensa em uma estação de metrô próximo da Vila Paralímpica, várias pessoas se aproximaram pedindo autógrafos ou para tirar fotos com os medalhistas, a maioria portando os frutos de suas conquistas. O nadador Daniel Dias e Alan Fonteles estavam entre os mais assediados.

Todos comemoraram os seus feitos já pensando em 2016. Fonteles, por exemplo, já fala de novos rounds contra o Oscar Pistorius no Rio - vai lutar por vaga nos 200 e nos 400 metros dos próximos Jogos. Daniel Dias também promete trabalho duro para fazer bonito em casa. Nesta segunda-feira será dia dos britânicos celebrarem os seus atletas paralímpicos, que deverão receber homenagens.

Ao mesmo tempo, os atletas também fazem reivindicações. Therezinha apela para que os comandantes no poder público invista na acessibilidade das pessoas com deficiência. "Pensem, por exemplo, na hora de comprar um ônibus em comprar um que seja adaptado. Ninguém escolhe ser um cadeirante ou ter uma deficiência".

Outro pedido especial dos atletas cegos é de que seus guias também tenham direito ao bolsa-atleta. A proposta está em trâmite no congresso.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta sexta-feira, 19 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta sexta-feira, 19 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895