Tribunal decide a favor da ACBF e equipe da Serra jogará Taça Brasil de Futsal

Tribunal decide a favor da ACBF e equipe da Serra jogará Taça Brasil de Futsal

Decisão do STJDFS exclui Assoeva, de Venâncio Aires, da competição

Nicholas Lyra

Vaga foi conquistada após título da Liga Gaúcha, no ano passado

publicidade

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva de Futsal (SJTDFS) decidiu a favor da ACBF de Carlos Barbosa no recurso que julgava o direito à vaga para a Taça Brasil 2019 de futsal, que está sendo realizada em Erechim. Com a decisão, a Assoeva, de Venâncio Aires, que havia sido indicada como representante gaúcha pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) foi excluída da competição. 

A ACBF, atual campeã da Liga Gaúcha, competição chancelada pela FGFS em 2018, teria o direito de disputar a competição. No entanto, a FGFS indicou a Assoeva, de Venâncio Aires, para representar o Rio Grande do Sul na Taça Brasil. 

Na avaliação da ACBF, a indicação ocorreu por "retaliação", já que a Laranja disputa a Liga Gaúcha, e não a Série Ouro, iniciada este ano em paralelo à Liga, que não recebe a partir deste ano a chancela da entidade. A ACBF afirma que segue filiada à FGFS, não justificando a decisão da Federação de desconsiderar a equipe da Serra como representante na competição nacional.  

No dia 29 de maio, a ACBF entrou com recurso no TJD do Rio Grande do SUl para obter a vaga, mas o recurso foi negado em duas instâncias. Apenas nesta segunda-feira, no STJDFS, em Fortaleza, a liminar foi deferida em favor do time da Serra. Com isso, a ACBF jogará a competição, enquanto a Assoeva foi excluída.

Assim, a ACBF estreia na competição nesta terça-feira, contra o Constelação, de Roraima. A equipe está no grupo B da competição, no qual também estão o Brasília, a Portuguesa do Rio de Janeiro e o Corinthians. A Laranja busca o tetracampeonato da Taça Brasil. 

ACBF comemorou justiça como campeão gaúcho "de fato e de direito" 

A ACBF comemorou a decisão, avaliando como "justa" a decisão do Tribunal, decidindo em favor do campeão estadual "de fato e de direito". Segundo o gestor da ACBF, Francis Berté, houve reparação com a vaga obtida de acordo com os regulamentos das competições estaduais. "A vaga é nossa, e a ACBF conquistou dentro de quadra, e não fora dela", frisou.

No último domingo, o técnico da ACBF e da Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier, em postagem no seu Instagram, lamentou a desorganização do futsal brasileiro. No texto, citou a "vergonha no futsal brasileiro", dizendo-se decepcionado com a Federação, classificada como "omissa" na avaliação do treinador.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Mais uma vergonha no Futsal Brasileiro. É muita decepção e vergonha que sinto do esporte que escolhi pra viver. Amanhã inicia-se a Taça Brasil de Clubes, em Erechim-RS (Clube anfitrião e que receberá muito bem, como sempre, todos os participantes). • “TODOS” menos o atual CAMPEÃO do estado do RGS, isso mesmo, a @acbffutsal não estará presente na competição por RETALHAÇÕES da atual In”gestão” da Federação Gaúcha de Futsal, pasmem, mas a vergonha se instalou completamente nesse meio, uma Federação omissa, distante, nunca presente em nenhuma ação que promova o desenvolvimento da modalidade, tem o desprazer de EXCLUIR uma das maiores equipes do MUNDO que legitimamente venceu a competição CHANCELADA por ela mesmo e não estará no certame nacional, na competição mais antiga do país. Fica muito difícil entender o significado de meritocracia, do que realmente importa nesse esporte, somos comandados por pessoas despreparadas, ignorantes no seu todo e quem sofre as consequências destas barbarias é o esporte em primeiro lugar , e o seu maior patrimônio que são os profissionais que dele vivem. Eu tenho vergonha do que proporcionamos ao mundo, tenho vergonha destas pessoas que em muitas situações me representam, tenho vergonha de patrocinadores e de veículos de imprensa, torcedores quando me perguntam os motivos que este esporte não avança, tenho vergonha da incapacidade das pessoas que assumem cadeiras importantes nessa modalidade, tenho vergonha de dizer que somos uma grande modalidade e depois ter que vir aqui manifestar tamanha atrocidade, estão ceifando meus sonhos, e o sonho de muitos que dele vivem. Que alguém nesse mundo possa fazer algo para mudar tudo isso, e saiba que poderá contar comigo, pois eu posso sofrer todas as retalhações possíveis, mas eu não vou descansar enquanto eu não ver esse tipo de pessoa fora do futsal. Aproveitadores, incapazes e ignorantes, vocês não vão vencer essa luta. Nem que eu dedique o resto da minha vida para mudar isso, nem que eu tenha que sair de dentro da quadra para mudar isso, eu vou fazer e peço a ajuda daqueles que caminham na mesma direção. Compartilhe muito esse post, marque muitas pessoas nele, e leve essa mensagem ao mundo.

Uma publicação compartilhada por Marquinhos Xavier (@marquinhosxavier) em

 

Em nota, Assoeva lamentou decisão

Em nota oficial publicada também nesta segunda-feira, a Assoeva lamentou a decisão. A principal reclamação diz respeito ao momento da decisão, às vésperas do torneio, para o qual a equipe de Venâncio Aires já havia iniciado o deslocamento até Erechim para disputar a competição. Conforme o texto, a "decisão arbitrária" foi desrespeitosa com o clube.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895