Uruguai tenta se garantir na próxima fase da Copa América diante do Chile
capa

Uruguai tenta se garantir na próxima fase da Copa América diante do Chile

Seleções se enfrentam no Maracanã, a partir das 20h

Por
Chico Izidro

Luís Suárez estará em campo diante do Chile

publicidade

Já garantido nas quartas de final da Copa América, com 100% de aproveitamento em duas rodadas do Grupo C, o atual bicampeão do torneio, o Chile enfrenta nesta segunda-feira o Uruguai, a partir das 20h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A Celeste Olímpica está com quatro pontos e ainda não está garantida na próxima fase. Na quinta-feira sofreu para conseguir empatar com o Japão na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Esteve atrás do placar em duas oportunidades, mas conseguiu buscar o 2 a 2. Mas quem vencer hoje assegura o primeiro lugar da chave.

O time Charrua, comandado por Óscar Tabárez, tem um histórico bem superior em relação aos chilenos. São 44 vitórias no confronto direto, contra apenas 19 derrotas. A equipe ainda busca, nesta Copa América, ampliar o domínio continental – é a maior campeã do certame, com 15 títulos (a Argentina tem 14 e o Brasil, oito). A esperança na vitória passa pelos pés dos seus atacantes Luis Suárez e Edinson Cavani.

Os chilenos são os atuais bicampeões – os seus únicos títulos. Mas o Chile teve seu prestígio abalado quando perdeu a final da Copa das Confederações de 2017 para a Alemanha e depois não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo na Rússia. Mas nesta Copa América faz ótima campanha, tendo goleado o Japão na estreia por 4 a 0 e depois assegurado a vaga antecipada, ao bater o Equador por 2 a 1. O time está envelhecido, e segue contando com Arturo Vidal, Alexis Sanchez, Aranguiz, Eduardo Vargas e Beausejour. O jogo de hoje servirá para mostrar o potencial desta equipe.