Startup cria plataforma para pequenas farmácias

Startup cria plataforma para pequenas farmácias

Empresa realiza toda a montagem das farmácias online com cadastros de produtos

Correio do Povo

Empresa está vinculada ao Exohub, um hub de inovação parceiro da Universidade Feevale

publicidade

Uma empresa gaúcha que nasceu de uma paixão de cuidar do próximo e de transformar a vida das pessoas por meio do acesso à saúde de qualidade. Assim pode ser definida a Manda Med, que redefiniu sua trajetória inicial a partir da pandemia do Coronavírus, startup que desenvolve um marketplace de farmácias, plataforma diferenciada que possibilita que pequenas farmácias tenham acesso ao mundo digital. A Manda Med realiza toda a montagem das farmácias online com cadastros de produtos, oferecendo segurança, agilidade e facilidade para os proprietários das drogarias. Pela plataforma, os consumidores podem escolher a farmácia de preferência ou realizar comparação de preços e produtos.

Criada pela farmacêutica especialista em Gestão de Serviços de Saúde Cássia Rocha, e Luiza Fróes, estudante de Healthtechs e ambiente institucional da saúde, a Manda Med está vinculada ao Exohub, um hub de inovação parceiro da Universidade Feevale. Desde os primeiros esboços do negócio obtiveram destaque no projeto, e foram convidadas a participarem como bolsistas do Programa Mundial de Aceleração de Startups, Founder Institute. Na sequência, as sócias se inscreveram em um programa de investimentos em startups, da Hypera Pharma e foram selecionadas para apresentarem seu modelo de negócio ao time de executivos da multinacional brasileira. Em menos de dois meses, a Manda Med captou 5 drogarias parcerias para terem suas farmácias digitais, além de crescimento nas vendas para usuários finais, demonstrando aderência à plataforma. A expectativa é que até o final do ano a plataforma tenha 50 farmácias cadastradas.

***

A empresa: Uma empresa gaúcha que visa ajudar pequenas farmácias a se destacarem no mundo digital, um Marketplace que realiza toda a montagem das farmácias online com cadastros de produtos (setup), para dar segurança, agilidade e facilidade para os proprietários das drogarias.

Mercado: Conforme o Conselho Federal de Farmácias, existem cerca de 87 mil drogarias ativas, sendo que 80 mil são pequenas farmácias de empreendimentos familiares, foco de mercado da Manda Med. Estudo “Farmácias e Drogarias: mercado e tendências” em pequenas cidades, com até 50 mil habitantes, as redes independentes de farmácias prevalecem.

Produto/serviço: A Manda Med, por meio de sua plataforma, ajuda a farmácia a competir com grandes redes no mundo digital, de forma fácil e simples, principalmente na parte de cadastro de produtos, entregas com motoboys, divulgação e marketing digital.

Números: Em menos de dois meses, a Manda Med captou 5 drogarias parcerias para terem suas farmácias digitais. A plataforma objetiva ter 50 farmácias cadastradas até o final de 2020. Hoje tem uma base de 100 inscritos na plataforma.

Relação com universidades: A Manda Med está atrelada ao Exohub, um hub de inovação parceiro da Universidade Feevale.

Metas: No modelo de assinaturas de medicamentos foram 7 contratos semestrais de assinaturas recorrentes.  Em 2 meses de operação do modelo marketplace foram 5 farmácias de 5 cidades diferentes. Com isso nosso número de vendas aumentou em torno de 300%, bem como o faturamento geral da empresa. Até o final do ano a previsão é ter 50 drogarias vinculadas à plataforma.

Sustentabilidade: O propósito da Manda Med é auxiliar na rotina do proprietário de farmácia. Além disso, visamos apoiar o empreendedorismo local, dando oportunidade para pequenos negócios terem um destaque online, auxiliando no desenvolvimento econômico. 



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895