Amazon investirá US$ 10 bilhões em rede de internet por satélite
capa

Amazon investirá US$ 10 bilhões em rede de internet por satélite

O plano inicial da empresa é fornecer internet nos Estados Unidos, e depois expandir serviço para o mundo todo

Por
AFP

Jeff Bezos, dono da empresa, é também o homem mais rico do mundo


publicidade

A empresa americana Amazon anunciou que investirá 10 bilhões de dólares em um sistema de internet espacial, depois de obter a aprovação do governo para colocar em órbita mais de 3.000 satélites. A gigante da tecnologia anunciou na quinta-feira que seguirá em frente com o chamado Projeto Kuiper, um dos vários sistemas planejados para fornecer internet de banda larga aos clientes sem acesso a uma conexão terrestre.

A Amazon não apresentou um cronograma para o projeto, mas disse que começaria a lançar seus 3.236 satélites depois que a reguladora de telecomunicações dos EUA, a Federal Communications Commission (FCC), aprovasse o projeto. "Ainda existem muitos lugares onde o acesso à banda larga não é confiável, ou onde não existe diretamente", disse Dave Limp, vice-presidente sênior da Amazon. "O Kuiper vai mudar isso", acrescentou.

O Projeto Kuiper procura oferecer um serviço de internet via satélite inicialmente nos Estados Unidos e depois em todo o mundo. O serviço será oferecido a clientes domésticos, mas também a escolas, hospitais, empresas e outras organizações.

Kuiper é um dos vários projetos existentes que buscam implementar serviços de internet via satélite.