Austrália quer obrigar Google e Facebook a pagarem por conteúdo das notícias
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Austrália quer obrigar Google e Facebook a pagarem por conteúdo das notícias

País prepara código de conduta sobre assunto, e documento será divulgado em julho

Por
AFP

Austrália quer obrigar Google e Facebook a pagarem por conteúdo das notícias


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A Austrália anunciou, nesta segunda-feira (20), que obrigará Google e Facebook a pagarem as empresas de notícias pelo conteúdo produzido, para proteger os meios de comunicação tradicionais frente à concorrência dos gigantes tecnológicos.

O ministro das Finanças, Josh Frydenberg, afirmou que, em julho, será divulgado um código de conduta que obrigará as empresas a pagarem os veículos de comunicação australianos pelo uso de suas notícias e por outros conteúdos. "O que queremos é uma igualdade de condições", declarou ao Channel 7.

Este anúncio surge poucas semanas depois de a autoridade responsável pela concorrência na França ter ordenado o Google a negociar com os meios de comunicação a remuneração por usar fragmentos de conteúdo.

Google e Facebook tiveram um grande impacto na imprensa australiana, onde o número de jornalistas da imprensa escrita e de meios digitais caiu mais de 20% desde 2014. O motivo: a receita com publicidade digital foi captada em massa pelos dois gigantes tecnológicos. A nova regulação será adotada após uma investigação de 18 meses sobre o poder das plataformas digitais, feita pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumo (ACCC). O órgão recomendou uma revisão das normas existentes.


Frydenberg disse que o governo  vai impor as medidas, porque as negociações sobre um código voluntário não deram resultado. Outro fator é o impacto da pandemia do coronavírus na receita publicitária, o que acelerou a necessidade de agir. Uma medida similar na Espanha fez o Google fechar seu serviço de notícias no país em 2014. A companhia ameaçou tomar a mesma medida em resposta às novas leis francesas.