Google anuncia plataforma de videogames por streaming chamada Stadia

Google anuncia plataforma de videogames por streaming chamada Stadia

Sistema será lançado nos Estados Unidos e em alguns outros mercados em 2019

AFP e R7

Stadia será lançado nos Estados Unidos e em alguns outros mercados em 2019

publicidade

A Google anunciou nesta terça-feira uma nova plataforma de videogames por streaming chamada Stadia, que permite que jogar e criar "games" instantaneamente online, eliminando a necessidade dos consoles. Segundo a empresa, com um clique em um botão ou em um link na internet e começar a jogar em segundos sem precisar fazer um download. 

Com essa plataforma de "nova geração", será possível jogar em todos os tipos de aparelhos (tablets, smartphones, televisores) "games" sofisticados, sem problemas e sem ter que baixá-los, explicaram diretores do grupo. O anúncio foi feito durante uma conferência anual de desenvolvimento de jogos, em São Francisco, nos Estados Unidos.

A nova plataforma já está habilitada para suportar games com qualidade de imagem 8K, uma resolução muito superior ao 4k de algumas TVs. A aposta do Google no mundo dos games estará disponível ainda neste ano nos EUA, Canadá, Reino Unido e quase toda a Europa. Não foi anunciada nenhuma previsão de data de lançamento para usuários brasileiros e nem preços do serviço.

"Revolução nos jogos"

"Estamos à beira de uma grande revolução nos jogos", disse Jade Raymond, diretor da Stadia Games and Entertainment, na apresentação. A "nuvem" é considerada o futuro dos videogames, seguindo o modelo criado pela Netflix para o conteúdo audiovisual, ou pelo Spotify para a música. Em parceria com a Ubisoft, a Google tinha anunciado há alguns meses o uso da famosa franquia "Assassin's Creed" para testar esta tecnologia de jogos em streaming, que deve oferecer a mesma qualidade dos consoles, mas com o serviço online.

A Google também apresentou um novo controle que pode ser usado em "games" individuais ou de vários participantes baseados na nuvem. O CEO Sundar Pichai disse que a iniciativa pretende "construir uma plataforma de jogos para todos". "Acho que podemos gerar uma grande mudança, reunindo a totalidade do ecossistema", disse Pichai na apresentação.

A Google disse que está trabalhando com mais de 100 desenvolvedores de jogos, adaptando títulos para a plataforma ou até criando produções próprias. Na conferência, a Google fez uma demonstração de um jogo de velocidade baseado em nuvem em diversos dispositivos. Mas a empresa não deu detalhes específicos sobre como monetizará o novo serviço ou pagará aos desenvolvedores.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895