Google Arts & Culture lança tour virtual pelo Museu Nacional
capa

Google Arts & Culture lança tour virtual pelo Museu Nacional

Por

publicidade

Plataforma recupera exposições como eram antes de tragédia | Foto: Reprodução / Google / CP


Apesar do incêndio que atingiu o Museu Nacional em setembro deste ano, o local pôde ser reconstituído virtualmente em plataforma que mostra exposições como eram antes da tragédia. Um dos principais museus do país, agora integra a ferramente Google Arts & Culture. Já fazem parte da ferramenta o Museu Van Gogh, em Amsterdã, a Casa Batlló, em Barcelona, o Museu de Arte Moderna de Nova York e o Museu de Arte de São Paulo.

A iniciativa da multinacional foi criada para permitir visitações online e oferecer materiais explicativos sobre os acervos de galerias de arte e museus de diversas partes do mundo. A tecnologia utilizada é semelhante à empregada no Google Sreet View. Através da ferramenta ajuda a preservar a memória da instituição, que teve boa parte de seu acervo consumido ou danificado pelo fogo.

O acordo entre a Google e o Museu Nacional, entretanto, foi firmado muito antes da tragédia. As imagens 360° foram coletadas em 2017 com auxílio dos funcionários da instituição. A estimativa é que a plataforma disponha de aproximadamente 60% das áreas abertas ao pública. O fóssil mais antigo das Américas, parcialmente recuperado após o incêndio, ganha destaque durante visitação virtual. O acervo conta com artefatos importantes como o "Titanossauro", cerâmicas brasileiras e "A deusa Vênus".

* Fonte: Correio do Povo