Helicóptero da Nasa faz voo histórico em Marte

Helicóptero da Nasa faz voo histórico em Marte

Ingenuity fez primeiro voo de uma aeronave motorizada no planeta

AFP e Correio do Povo

Ingenuity Mars Helicopter de 49 centímetros de altura não contém instrumentos científicos dentro de sua fuselagem

publicidade

A Nasa conseguiu fazer voar com sucesso nesta segunda-feira o helicóptero Ingenuity em Marte, de acordo com dados enviados pelo aparelho a partir do planeta vermelho. "Os dados do altímetro confirmam que o Ingenuity realizou o primeiro voo de uma aeronave motorizada em outro planeta", anunciou um engenheiro do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), enquanto a sala de controle aplaudia. A demonstração de vôo inicial foi autônoma, pilotada por sistemas de orientação, navegação e controle a bordo, executando algoritmos desenvolvidos pela equipe, na sede no sul da Califórnia. 

Como os dados devem ser enviados e devolvidos do Planeta Vermelho ao longo de centenas de milhões de milhas usando satélites em órbita e a Deep Space Network da NASA, o Ingenuity não pode ser pilotado com um joystick e seu vôo não foi observado da Terra em tempo real. A equipe da Ingenuity no JPL confirmou que o voo foi bem-sucedido após receber dados às 6h46min EDT (7h46min de Brasília).

Como um dos projetos de demonstração de tecnologia da NASA, o Ingenuity Mars Helicopter possui 49 centímetros de altura e não contém instrumentos científicos dentro de sua fuselagem. Em vez disso, o aparelho pretende demonstrar se a exploração futura poderia incluir uma perspectiva aérea.

O primeiro vôo foi cheio de incógnitas. Marte tem uma gravidade significativamente menor – um terço da da Terra – e uma atmosfera extremamente fina com apenas 1% da pressão na superfície em comparação com o nosso planeta.

Isso significa que existem relativamente poucas moléculas de ar com as quais as duas pás do rotor de 4 pés de largura (1,2 metros de largura) do Ingenuity podem interagir para alcançar o vôo. O helicóptero contém componentes exclusivos, bem como peças comerciais prontas para uso - muitos da indústria de smartphones - que foram testados no espaço profundo pela primeira vez com esta missão.

O Administrador Associado da NASA para Ciência, Thomas Zurbuchen, falou após o feito. “Agora, 117 anos depois que os irmãos Wright conseguiram fazer o primeiro vôo em nosso planeta, o helicóptero Ingenuity da Nasa conseguiu realizar esse feito incrível em outro mundo. Embora esses dois momentos icônicos da história da aviação possam estar separados pelo tempo e 173 milhões de milhas de espaço, agora eles estarão para sempre ligados", disse.

"Como uma homenagem aos dois fabricantes de bicicletas inovadores de Dayton, este primeiro de muitos campos de aviação em outros mundos será agora conhecido como Wright Brothers Field, em reconhecimento à engenhosidade e inovação que continuam a impulsionar a exploração”, completou.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895