Israel fará nova tentativa de pousar nave na Lua em 2024

Israel fará nova tentativa de pousar nave na Lua em 2024

Há um ano, país tentou pousar uma primeira sonda, mas não obteve sucesso devido a falhas no motor

AFP

Shai disse não ter dúvida de que a Bereshit 2, que incluirá três naves adjacentes

publicidade

Israel apresentou nesta quarta-feira a operação Bereshit 2, um projeto que busca enviar uma nave não tripulada à Lua em 2024, mais de um ano após o pouso fracassado de uma sonda devido a falhas em seu motor.

Batizada de Bereshit, uma primeira sonda, de 585 kg, havia se tornado o orgulho de Israel, que esperava se tornar o quarto país a pousar um aparelho na Lua, após Estados Unidos, Rússia e China. Desenvolvida pela organização privada SpaceIL - que trabalhou em parceria com a sociedade Israeli Aerospace Industries (IAI), uma das maiores empresas de defesa de Israel - a sonda caiu na Lua em abril de 2019, devido a uma falha em seu motor.

Veja Também

Nesta quarta-feira, o ministro da Ciência, Yizhar Shai, recebeu a SpaceIL na residência do presidente de Israel, Reuven Rivlin, o qual declarou que o projeto representava "uma oportunidade para renovar nossas perspectivas". "É uma chance de nos lembrar da nossa responsabilidade com a Terra", acrescentou o presidente israelense.

Shai, cuja pasta está envolvida no projeto, disse não ter dúvida de que a Bereshit 2, que incluirá três naves adjacentes, "redefinirá os limites do que é possível em Israel".


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895