Jeff Bezos diz que vai participar na primeira viagem de turismo espacial da Blue Origin

Jeff Bezos diz que vai participar na primeira viagem de turismo espacial da Blue Origin

Voo está marcado para 20 de julho

AFP

Jeff Bezos diz que vai participar na primeira viagem de turismo espacial da Blue Origin

publicidade

O fundador da Amazon, Jeff Bezos, anunciou nesta segunda-feira (7) que estará no primeiro voo de turismo no espaço do foguete New Sheperd, lançado por sua empresa Blue Origin. "Desde que tinha cinco anos, sonho em viajar para o espaço. Em 20 de julho, farei esta viagem com meu irmão", afirmou Bezos em sua conta no Instagram.

A Blue Origin informou que Bezos e seu irmão Mark viajarão no primeiro voo tripulado da cápsula New Shepard. A empresa está leiloando o terceiro lugar no voo e a disputa atualmente supera 2,8 milhões de dólares, com mais de 6.300 pessoas de 143 países.

A viagem vai durar 10 minutos, mas os passageiros passarão apenas quatro deles sobre a linha de Karman, que marca a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço. Após a decolagem, o foguete será separado do propulsor, e depois permanecerá a uma altura de mais de 100 quilômetros durante quatro minutos, período em que os passageiros poderão experimentar a falta de gravidade e observar a curvatura da Terra do espaço.

O propulsor vai pousar de maneira autônoma em uma base a duas milhas do local de lançamento, e o foguete descerá amortecido por três grandes paraquedas, até sua aterrissagem. A New Sheperd fez mais de uma dezenas de voos não tripulados a partir de sua base no Texas.

O foguete reutilizável foi bautizado em homenagem a Alan Sheperd, o primeiro americano que viajou ao espaço, há 60 anos. O valor arrecadado pelo leilão será destinado ao Club for the Future, a fundação da Blue Origin que busca inspirar os jovens a seguir carreiras científicas. Após o primeiro leilão, a Blue Origin pretende vender ingressos. 

Veja Também

Rivalidade entre bilionários 

A empresa não revelou os preços, mas se espera que a clientela seja formada principalmente por milionários. O foguete, sem piloto, tem seis assentos com encostos horizontais, localizados próximos a grandes dispositivos, em uma cabine futurística com iluminação elegante. A Virgin Galactic, empresa fundada pelo bilionário britânico Richard Branson, também está desenvolvendo uma nave capaz de enviar turistas ao espaço. Quase 600 pessoas reservaram voos, que custam entre 200 mil e 250 mil dólares.

A Space X, de Elon Musk, planeja voos orbitais que custariam milhões de dólares para levar os interessados ainda mais longe no espaço. Bezos anunciou no início do ano a saída do cargo de diretor executivo da Amazon para dedicar-se a outros projetos, como a Blue Origin. Ele mantém uma rivalidade aberta com Musk, que com sua empresa Space X já enviou astronautas à Estação Espacial Internacional. As empresas disputam contratos com o governo americano.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895