Meios de comunicação franceses processarão Google
capa

Meios de comunicação franceses processarão Google

Mídias serão forçadas a permitir reprodução gratuita de seus conteúdos pela empresa

Por
AFP

Aliança reúne dezenas de veículos de comunicação locais

publicidade

Os meios de comunicação franceses informaram nesta quinta-feira que vão processar o Google perante a autoridade da concorrência da França por se recusar a pagar à imprensa pela publicação de seus conteúdos, desafiando uma nova legislação europeia sobre divisão de receitas digitais.

Os veículos também pressionarão o governo a agir contra o mecanismo de busca na Internet, anunciou em coletiva de imprensa a aliança que reúne dezenas de jornais locais, regionais e nacionais franceses. A Agência France-Presse (AFP), que não faz parte desta aliança, prepara um processo, segundo informou sua direção.

A mídia francesa será forçada a permitir que a gigante americana use de forma gratuita trechos de seus conteúdos, caso contrário, suas informações serão menos visíveis nos resultados do motor de busca , o que reduzirá o número de usuários que visitam suas páginas.

O Google aplicou esse dispositivo unilateralmente, apesar da entrada em vigor nesta quinta-feira dos "direitos relacionados", um novo mecanismo que deve permitir uma melhor distribuição da renda na Internet em benefício dos produtores de informação.

Essa decisão do Google, anunciada há um mês, provocou a ira da imprensa e do governo franceses, cujas condições impostas pelo grupo americano constituem uma afronta inaceitável e uma violação da legislação francesa e europeia.