Missão da SpaceX com a 1ª tripulação totalmente civil volta à Terra

Missão da SpaceX com a 1ª tripulação totalmente civil volta à Terra

Pouso foi no Oceano Atlântico na noite deste sábado, completando um voo de três dias

R7 e AFP

Quatro tripulantes fizeram parte da primeira missão orbital totalmente civil

publicidade

O quarteto de cidadãos astronautas que compõe a missão Inspiration4, da SpaceX, aterrisaram no Atlântico, na costa da Flórida, neste sábado, completando um voo de três dias da primeira tripulação completamente civil lançada à órbita da Terra.

Para preparar a reentrada à atmosfera e retornar à Terra, o veículo SpaceX Crew Dragon completou duas “queimadas” de foguete na sexta-feira para diminuir sua altitude e alinhar a trajetória da cápsula com o local de pouso.

A equipe da missão será transportada de helicóptero até o Centro Espacial Kennedy, de onde decolou na última quarta-feira a bordo de um foguete Falcon 9. "Foi uma viagem e tanto para nós, e estamos apenas começando", declarou o capitão bilionário Jared Isaacman, que financiou a viagem.

"Felicitações, Inspiration4", tuitou o CEO da SpaceX, Elon Musk. O objetivo declarado da missão Inspiration4 era promover a democratização do espaço, ao provar que o cosmos é acessível a equipes que não são escolhidas a dedo nem passam por treinamentos de anos.

Isaacman, que pagou à SpaceX dezenas de milhões de dólares, ofereceu os outros três lugares a desconhecidos: Hayley Arceneaux, uma enfermeira de 29 anos; Sian Proctor, uma professora de 51 anos; e Chris Sembroski, 42, veterano da Força Aérea dos Estados Unidos.

A cápsula Dragon viajou mais longe do que a Estação Espacial Internacional (ISS), a uma órbita de 575 quilômetros de altitude, e circulou o planeta mais de 15 vezes a cada dia.

A missão Inspiration4 se consagrou como a primeira a ter uma tripulação totalmente civil a orbitar a Terra. Os quatro tripulantes são: O bilionário americano Jared Isaacman, a assistente médica Hayley Arceneaux, a cientista Sian Proctor e o engenheiro de dados aeroespaciais Chris Sembroski.

Neste sábado, a cápsula Dragon irá pousar no Oceano Atlântico ao largo da costa da Flórida, em seguida os viajantes serão recolhidos de barco e devolvidos à terra firme.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895